A leitora Maria Eduarda, 11 anos, de Camboriú (SC), tem uma pergunta:
Como surgiu a vida humana na Terra? Nós viemos mesmo dos macacos?
Também fiquei com a pulga atrás da orelha! Fui, então, conversar com o biólogo Nélio Bizzo, da Universidade de São Paulo, para esclarecer o assunto.
Nélio explicou que o ser humano pertence à espécie Homo sapiens sapiens, que surgiu na África há cerca de 150 mil anos. Não se sabe exatamente como a espécie surgiu, mas ela veio de primatas muito parecidos com os seres humanos que, ao longo de várias e várias gerações, foram se modificando até assumirem as características que temos hoje.
Tanto o ser humano quanto os macacos – como gorilas, chimpanzés e orangotangos – vieram do mesmo ancestral. Porém, cada espécie tomou um caminho diferente e, há pelo menos seis milhões de anos, surgiu uma característica especial nos ancestrais dos seres humanos: andar em pé, coisa que os macacos não fazem. “O ser humano também se destaca pelo tamanho do cérebro, muito maior do que o dos nossos parentes próximos e distantes”, completa Nélio.
Então, Maria Eduarda, cheguei à conclusão de que nós não viemos dos macacos – por outro lado, dividimos com eles alguns ancestrais distantes!