Como se pesa um planeta?

Oi, pessoal! O leitor Leonardo Aliberti Derigo quer saber: afinal, como se pesa um planeta? Fui correndo pedir ajuda ao astrônomo Rodney Gomes, do Observatório Nacional, para responder à pergunta.

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte

Mercúrio, Vênus, Terra e Marte (Imagem: Nasa)

Segundo Rodney, um bom jeito de calcular a massa – popularmente chamada de peso – de um planeta é observar a velocidade com que um satélite natural ou artificial gira ao redor do planeta a ser pesado. Com este e outros dados em mãos, é possível aplicar fórmulas matemáticas que permitam saber com precisão a massa do planeta.

A massa da Terra, por exemplo, é calculada com base no tempo que a Lua leva para dar uma volta completa em torno de nosso planeta. Após vários cálculos, os cientistas descobriram que a massa terrestre é igual a 5.974.000.000.000.000.000.000.000 quilos. Pode parecer muito, mas Júpiter tem massa 300 vezes maior, e foi eleito o planeta mais pesado do sistema solar. Curioso, não é?

Mas não é só por curiosidade que os cientistas saem fazendo esses cálculos por aí. “Antes de enviarmos uma sonda espacial para outro planeta, é preciso saber sua massa para projetar a trajetória da sonda e calcular, entre outras coisas, a quantidade de combustível necessária para chegar até seu destino”, conta o astrônomo.

Matéria publicada em 07.02.2012

COMENTÁRIOS

  • jubsclevardi

    eai seus bando de loco do so loco iluminati

    Publicado em 27 de julho de 2020 Responder

    • Ana Laura

      Loco é tu nojento

      Publicado em 25 de agosto de 2021 Responder

  • Alana

    Escrevam por extenso o número facilita melhor a compreensão de quem está lendo

    Publicado em 22 de setembro de 2020 Responder

  • Ana Laura

    Adoro jupter e adoro que ele seja o maior planeta do sistema solar

    Publicado em 25 de agosto de 2021 Responder

  • felipe felipe

    eu adorei saber isso

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

  • felipe felipe

    eu adorei isso

    Publicado em 26 de agosto de 2021 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!