Como funciona o telefone de copos?

(ilustração: Lula)

O telefone é um aparelho feito para reproduzir o som a distância. Várias versões existem dessa engenhoca. Mas você sabe como funciona um modelo feito de copos de papelão?

A brincadeira, você já conhece: depois de amarrar cada uma das extremidades de um barbante a dois copos diferentes, uma dupla de amigos pode se comunicar. O que parece mágica, porém, é explicado pela ciência, como vamos descobrir agora.

Digamos que você fale em um dos copos. Com isso, você faz com que o ar no interior dele vibre para frente e para trás muito rapidamente – algo como mil vezes por segundo. É isso o que nós chamamos de som. Essa vibração vai se propagar até bater no fundo do copo, que acabará funcionando como uma membrana, passando a vibrar também muito depressa para frente e para trás.

Essas vibrações não são visíveis porque o fundo do copo se movimenta pouco e muito rapidamente. Se estivéssemos lidando com um autofalante grande, e com o som alto, porém, seria possível vê-las. Mas, na nossa brincadeira, tente pensar no cenário: o fundo do seu copo está se movimentando dessa maneira, ao mesmo tempo em que está preso pelo barbante a um outro copo. Resultado? O fundo do seu copo acaba puxando e soltando o fundo do outro copo, que também acaba se movimentando, como se fosse uma membrana. Esse puxar e soltar gerará vibrações para dentro do segundo copo. Assim sendo, se outra pessoa colocar o ouvido próximo a ele, poderá escutar a voz de quem falou no primeiro copo – no nosso exemplo, você – de forma bastante nítida.

O segredo para o telefone funcionar está no barbante que une os dois fundos dos copos e que deve estar bem esticado, de maneira que possa transmitir os puxões dados por uma membrana para a outra, ou seja, conduzir o som de um copo para o outro. Assim, nossa voz viaja pelo barbante e chega ao outro lado, ou seja, ao ouvido da pessoa com quem você se comunica.

Mas fique esperto! Caso o barbante esteja um pouco frouxo, as vibrações não serão tão bem transmitidas, correndo o risco de o seu telefone não funcionar. Ah! Esse telefone também funciona com latas no lugar de copos. É só tomar cuidado e verificar se existem partes cortantes ou enferrujadas para não se machucar!

Roberto A. Pimentel Jr.
Colégio de Aplicação
Universidade Federal do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 05.11.2007

COMENTÁRIOS

  • Manu

    Nossa, que legal!!

    Publicado em 13 de outubro de 2020 Responder

  • Waldimar

    Qual o nome da brincadeira porra

    Publicado em 14 de abril de 2021 Responder

    • Denise Paredes Arlindo

      Telefone sem fio

      Publicado em 26 de abril de 2021 Responder

      • Ana

        É exatamente o contrário… É um telefone COM fio. O telefone de fio ou telefone de copos. Ou o copofone

        Publicado em 26 de setembro de 2021

    • Wagner

      Mas que cavalo. Crie educação.

      Publicado em 25 de novembro de 2021 Responder

Roberto A. Pimentel Jr

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!