Céu cheio de história

Você já viu um eclipse solar? Provavelmente, não! Eles não acontecem todos os dias e, quando ocorrem, só podem ser vistos em lugares específicos do mundo. Agora, você sabia que um eclipse solar acontecido há quase 100 anos comprovou uma das teorias mais importantes da física – a relatividade geral, de Albert Einstein? E tem mais: esse eclipse só pôde ser visto aqui no Brasil!

Foi pela observação desse fenômeno que os cientistas mostraram que um dos aspectos da teoria da relatividade geral estava correto: que a luz muda de caminho quando passa perto de objetos muito grandes, como estrelas e planetas.

Crianças se divertem com as peças do museu (Foto: Museu do Eclipse)

No lugar onde os astrônomos viram esse eclipse, a cidade de Sobral, no Ceará, foi construído o Museu do Eclipse, um espaço bem divertido que conta em detalhes essa história. Tem até a luneta que os cientistas usaram! À noite, o museu fica aberto para observações do céu. Que tal dar um passeio por lá?

Museu do Eclipse