Carinha de um, focinho do outro


O aniversário da Diná está chegando. Rex e Zíper querem saber quem dará o presente mais original à amiga. O zangão foi até uma loja e comprou um laço de fita colorido. Ao voltar para casa, encontrou Rex preparando seu presente com dois tubos de cola, um rolo de papel higiênico e potes de tinta atóxica nas cores amarelo, vermelho, preto e branco para pintura à mão. Ao ver a cena, o zangão pensou: “Essa aposta está no papo!” Mal sabia ele que Rex faria um lindo boneco de papel machê! Veja só:

O dinossauro cobriu o chão com jornal, pegou uma bacia e encheu com água um pequeno copo plástico — desses usados para tomar café. Em seguida, picotou o papel higiênico na bacia e o umedeceu com a água.

Depois, adicionou a cola e misturou tudo até obter uma massa uniforme. Enquanto ele dividia a massa em duas partes, Zíper, que espiava da janela, entrou para ajudar o amigo. Rex explicou que, com o primeiro pedaço do bolo, faria o corpo. A outra metade serviria para moldar a cabeça e o rabo.

“Corpo? Cabeça? Rabo?!?” — perguntou Zíper. “Isso mesmo! Ou você ainda não percebeu que meu presente para Diná é um lindo Rex em miniatura?” — respondeu o dinossauro, terminando de montar o boneco.


Chegou, então, a hora de pintá-lo. Para obter um amarelo escuro, Rex adicionou gotas de tinta preta à amarela. A seguir, criou a cor coral misturando gotas de tintas preta e amarela à tinta vermelha. Trabalho encerrado, Rex pôs o boneco no sol até o dia do aniversário de Diná. Nessa data, o dinossauro e Zíper entregaram os presentes. Diná adorou os dois! E perguntou como Rex fez o boneco e onde Zíper comprou o laço.

“Por que você quer saber, Diná?” — questionou Rex. “Ora, eu quero ter uma boneca da Diná em papel machê. E com um lindo laço na cabeça!”

“É, Rex, acho que a nossa competição terminou empatada!” — brincou Zíper.

Quer fazer o seu Rex em papel machê? Então, anote algumas dicas:
– Use um palito para prender a cabeça e o rabo do boneco ao corpo.
– Para obter a tonalidade que deseja, separe pequenas quantidades de tinta em copinhos e misture-as aos poucos.
– Coloque o seu boneco no sol para secar durante alguns dias.
Use a criatividade e pense o que mais você pode fazer com o papel machê!

 

Matéria publicada em 01.04.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!