Câmara escura

Ilustrações: Maurício Veneza

Diná, Rex e Zíper adoraram a idéia de se tornarem cineastas e decidiram fazer um filme. Rex disse que seria o diretor e foi assistir a uns filmes para se inspirar. Diná logo pensou em ser a roteirista e foi ler uns livros para buscar mais idéias. Zíper queria ser diretor de fotografia, mas não tinha câmera fotográfica para praticar. Então, nosso zangão construiu uma câmara escura para poder projetar as imagens que estava vendo e, assim, pensar na fotografia do filme. Quer também construir uma câmara escura e projetar as imagens ao seu redor?

Você vai precisar de:

• caixa de sapato;

• lupa (ou outro tipo de lente de aumento);

• tesoura;

• cola;

• papel vegetal;

• cartolina preta.

câmara escura é uma caixa fechada com um buraco em um dos seus lados. No outro lado, aparece a imagem invertida da cena que se passa à frente da abertura. Esse é o princípio de toda câmera fotográfica e é exatamente o que você vai fazer.

Pegue a cartolina preta e enrole-a, formando um cilindro de diâmetro igual ao da lente de aumento. Encaixe a lente no cilindro e cole a cartolina para que se mantenha esse formato. Se você estiver usando uma lupa, faça um buraco para que o cabo fique de fora. Certifique-se de que a lente esteja bem firme na cartolina, para ela não cair e quebrar.

Recorte, em um dos lados da caixa, um retângulo um pouco menor que o próprio lado e cole o papel vegetal. No lado oposto, faça um recorte circular com o mesmo diâmetro do cilindro. Encaixe o cilindro com a lente na ponta no buraco circular. É importante que o cilindro esteja firme, pois, movendo-o para frente e para trás, você ajustará o foco. A caixa deve ser escura por dentro. Para tanto, você deve cobrir as faces internas da caixa com cartolina preta, sem passar por cima dos buracos que você já fez.

Agora, aponte a lente para o objeto que você quer ver projetado. A distância do objeto até a câmara dependerá do foco de sua lente e do comprimento do cilindro. Lembre-se de que o objeto deve estar bem iluminado e, de preferência, pela luz do sol. Mas, atenção! Nunca aponte a câmara escura direto para o Sol. É perigoso para os seus olhos!

Você conseguirá visualizar melhor a imagem se o papel vegetal estiver na sombra. Se for o caso, você pode por uma camiseta, ou um pano qualquer sobre você e a parte da caixa com papel vegetal, a fim de deixá-la mais escura, como faziam os fotógrafos mais antigos.

Muito bem! Aí está a sua câmara escura e… opa! Espere aí! A imagem do objeto à frente da sua câmara apareceu invertida? É isso mesmo. Isso acontece porque a luz se reflete de cada ponto de um objeto e segue em todas as direções, sempre em linha reta. Assim, o raio de luz que vem de baixo da figura, ou da cena, passa pela lente e vai para o topo do papel vegetal, enquanto o raio de luz que vem de cima passa pela lente e vai para a base do papel vegetal, invertendo a figura.

Se você não conseguiu uma lupa nem uma lente de aumento, não desista do experimento! Em vez do tubo com a lente, faça um pequeno recorte na ponta da caixa de sapato. Cubra esse buraco com uma folha de papel-alumínio e faça um furinho com um alfinete. Como na câmara escura com lente, faça uma janela na outra extremidade da caixa e cole o papel vegetal. Pronto, você deverá apontá-la para objetos muito bem iluminados ao Sol e deverá fazer sombra na tela de papel vegetal, para poder enxergar os objetos