Branco, amarelado ou rosa?

Hipopótamos são mamíferos grandalhões que adoram passar os dias dentro d’água, se refrescando. Eles são famosos pelo visual gorducho e há um boato por aí de que suas fêmeas produzem um leite especial para alimentar os filhotes. Um leite quentinho, gostoso e… cor-de-rosa!?! Que maluquice é essa?

O leitor Vítor ficou intrigado com a lenda do leite rosa e nos escreveu para tirar a dúvida: verdadeira ou falsa? Segundo o médico veterinário Luiz Paulo Fedullo, do Zoológico do Rio de Janeiro, essa história não passa de conversa fiada! Nenhum leite normal de fêmeas saudáveis de qualquer espécie de mamífero tem coloração diferente do branco ou do branco-amarelado.

Já ouviu dizer que o leite do hipopótamo é rosa? Pois não passa de um mito, provavelmente relacionado a uma secreção produzida por sua pele quando ele passa muito tempo fora d’água. (foto: Thomas Hawk / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0>CC BY-NC 2.0</a>)

Já ouviu dizer que o leite do hipopótamo é rosa? Pois não passa de um mito, provavelmente relacionado a uma secreção produzida por sua pele quando ele passa muito tempo fora d’água. (foto: Thomas Hawk / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Mas de onde será que veio esse boato, então? Possivelmente, de outro mito, que diz que os hipopótamos suam sangue – isso também não é verdade! O que ocorre é que esses animais têm glândulas que liberam uma importante secreção viscosa marrom-avermelhada por toda pele. Essa substância tem propriedades bactericidas e fungicidas e ajuda na regulação de sua temperatura corporal e na proteção da pele contra os efeitos do sol.

“Dependendo do tempo que o animal fique fora d’água, sua pele começa a liberar essa secreção, que assume uma cor avermelhada”, explica Luiz. “Talvez as pessoas confundam porque tanto o leite quanto a secreção são produzidos por glândulas, ou por que a substância, ao se misturar com o leite, pode assumir essa tonalidade rosada”.

Da próxima vez que alguém vier com o papo-furado sobre leite cor-de-rosa, diga logo: só se for a vitamina de morango que a Diná adora preparar!

Matéria publicada em 19.02.2015