Bolha na casca do ovo

Você já parou para pensar como funciona a casca de um ovo? Pois saiba que sua estrutura é mais complexa do que parece. Já ouvi dizer que existe uma pequena bolsa de ar dentro do ovo, além como milhares de buraquinhos na casca, que funcionam como pequenos poros. Será que é verdade? Que tal fazer um experimento para descobrir? Mãos à obra!

A casca do ovo apresenta mais mistérios do que você imagina (imagem: ProjectManhattan / Wikimedia Commons / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt> CC BY-SA 3.0 </a>).

A casca do ovo apresenta mais mistérios do que você imagina (imagem: ProjectManhattan / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0 ).

Você vai precisar de:

* Um copo ou jarra de vidro transparente
* Água quente
* Um ovo
* Uma lupa

Para começar, coloque o ovo no copo ou na jarra. Peça a um adulto para esquentar a água e despejá-la no recipiente até enchê-lo. Deixe a jarra ou o copo sobre uma superfície plana e, com a lupa, observe atentamente o que está acontecendo.

E aí, o que você viu? É provável que pequenas bolhas estejam saindo da casca do ovo. Mas por que isso acontece? Você consegue enxergar os pequenos buracos presentes na casca do ovo? Para que eles servem? Compartilhe suas observações  nos comentários!

Matéria publicada em 12.12.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Zíper

Gosto de zanzar por aí à procura de novidades interessantes do mundo da ciência. Adoro bancar o cientista e realizar os experimentos mais malucos!

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!