Boas vindas ao bebê golfinho

Você já viu o vídeo de um parto? Se não viu, vai ver agora. Mas nem comece a imaginar uma maternidade cheia de médicos, pois o bebê do vídeo pertence à espécie Tursiops truncatus – mais conhecido como golfinho-nariz-de-garrafa – e nasceu no aquário Dolphin Quest, lá no Havaí.

O registro foi feito por treinadores que filmaram Keo, a mamãe golfinho, dando à luz uma fêmea muito esperta. Confira:

O biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz, explicou algumas diferenças entre o parto dos golfinhos e o dos humanos. A primeira delas é o modo como o bebê nasce: enquanto, nos humanos, a cabeça é a primeira parte do bebê a sair da mãe, os golfinhos começam a nascer pela cauda. “Além disso, a gestação dos golfinhos é mais longa em algumas espécies, chegando a 11 meses de duração”, explica Salvatore.

Apesar das diferenças, os golfinhos têm algo em comum com os humanos – o amor pela família. “O filhote cria fortes laços com a mãe, irmãos e tios, e vive perto da família mesmo depois de crescido”, conta Salvatore. Você pode conferir isso no próprio vídeo, pois, enquanto Keo dá a luz, há outros golfinhos por perto. São Pele, avó do bebê, e Noelani, tia dele!

Matéria publicada em 03.10.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!