Meninos e meninas, vocês não sabem de onde acabei de chegar: do zoológico do Rio de Janeiro, que ganhou novos moradores! São aproximadamente 100 filhotes, como o pequeno macaco-da-noite que você vê aí, agarrado à mãe.
Embora os primeiros animais tenham nascido em novembro de 2009, só agora eles começam a ser apresentados ao público. Tudo por uma questão de segurança, explica o biólogo Rodrigo de Cerqueira, que trabalha no zoo e cuida dos seus novos habitantes! “Esse tempo de espera é importante para que os animais possam ficar mais fortes”, me contou ele.
Para você ter uma ideia, o filhote de tamanduá-mirim até tomou vitaminas para se fortalecer. Um cuidado mais do que merecido. Afinal, não é moleza fazer o zoo ganhar ares de maternidade…
É preciso incentivar os pais a engrenarem um namoro, cuidar de toda a gestação, ficar atento aos primeiros momentos de vida do recém-nascido…
“Esse é um processo que demora bastante e, às vezes, não dá certo, pois nem sempre o animal consegue se adaptar a um lugar diferente do que está acostumado a viver na natureza”, conta Rodrigo.
Mas o esforço vale a pena quando a gente vê o filhote de macaco-mandril posando para foto no colo da mãe. Uma imagem que poderia seguir direto para o álbum de família da espécie – ainda mais se viesse acompanhada de uma junto ao pai.
Afinal, entre os macacos, os machos também cuidam dos seus filhotes. Portanto, merecem muitos cliques, você não acha?!