Bichos novos no pedaço

Meninos e meninas, vocês não sabem de onde acabei de chegar: do zoológico do Rio de Janeiro, que ganhou novos moradores! São aproximadamente 100 filhotes, como o pequeno macaco-da-noite que você vê aí, agarrado à mãe.

Filhote de macaco-da-noite e sua mãe (fotos: Esther Nazareth/ Zoo do Rio).

Embora os primeiros animais tenham nascido em novembro de 2009, só agora eles começam a ser apresentados ao público. Tudo por uma questão de segurança, explica o biólogo Rodrigo de Cerqueira, que trabalha no zoo e cuida dos seus novos habitantes! “Esse tempo de espera é importante para que os animais possam ficar mais fortes”, me contou ele.

Para você ter uma ideia, o filhote de tamanduá-mirim até tomou vitaminas para se fortalecer. Um cuidado mais do que merecido. Afinal, não é moleza fazer o zoo ganhar ares de maternidade…

Pela primeira vez, um tamanduá-mirim nasceu no zoológico do Rio de Janeiro.

É preciso incentivar os pais a engrenarem um namoro, cuidar de toda a gestação, ficar atento aos primeiros momentos de vida do recém-nascido…

“Esse é um processo que demora bastante e, às vezes, não dá certo, pois nem sempre o animal consegue se adaptar a um lugar diferente do que está acostumado a viver na natureza”, conta Rodrigo.

No colo da mãe, o filhote de macaco-mandril.

Mas o esforço vale a pena quando a gente vê o filhote de macaco-mandril posando para foto no colo da mãe. Uma imagem que poderia seguir direto para o álbum de família da espécie – ainda mais se viesse acompanhada de uma junto ao pai.

Afinal, entre os macacos, os machos também cuidam dos seus filhotes. Portanto, merecem muitos cliques, você não acha?!

Matéria publicada em 25.03.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!