Arte espontânea

Você já ouviu falar da arte naïf? Apesar do nome complicado, ela é bem simples. Feita sem muito domínio técnico, a arte naïf geralmente é praticada por pessoas que não estudaram arte e criam suas obras guiadas pelo instinto e pela sensibilidade. Criatividade e espontaneidade são as palavras de ordem de um artista naïf!

A obra de Lia Mittarakis retrata o Rio de Janeiro de forma colorida e simples. (foto: Renata Dupré)

A obra de Lia Mittarakis retrata o Rio de Janeiro de forma colorida e simples. (foto: Renata Dupré)

Lembrou de alguém? Aposto que você está pensando que poderia ser um bom pintor naïf. Eu não duvido! Mas que tal conhecer um pouco mais desse estilo artístico antes de começar a pintar? O Museu Internacional de Arte Naïf, no Rio de Janeiro, está de portas abertas, recheado de quadros bem coloridos para você se inspirar.

Um dos destaques do museu é o quadro Rio de Janeiro, gosto de você, gosto dessa gente feliz, da pintora Lia Mittarakis. A pintura é cheia de detalhes da cidade maravilhosa. Depois de uma visita, você pode experimentar fazer a sua própria versão do quadro ou ainda desenhar outra cidade.

Olhar atento para encontrar figuras nessas pinturas com tantos elementos. A arte naïf é cheia de detalhes e cores vibrantes! (foto: Renata Dupré)

Olhar atento para encontrar figuras nessas pinturas com tantos elementos. A arte (i)naïf(/i) é cheia de detalhes e cores vibrantes! (foto: Renata Dupré)

O museu também conta com atividades em que você pode procurar por bichos nos quadros e usar o tato para sentir as texturas das obras. Imperdível!

Museu Internacional de Arte Naïf
Rua Cosme Velho, 561, Rio de Janeiro, RJ
De terça a sexta, das 10h às 18h
Sábados e domingos, das 10h às 17h
Ingressos: R$ 12,00
(Crianças até 5 anos e idosos acima de 80 anos não pagam)
Informações: (21) 2205-8612