Antigas paisagens brasileiras

Como seriam o Rio de Janeiro e outras cidades brasileiras há dezenas de anos? Será que eram muito diferentes? Com menos carros nas ruas, mais árvores?

Você pode matar essa curiosidade se for à exposição Panoramas: a paisagem brasileira no acervo do Instituto Moreira Salles, que traz belas imagens do Brasil, feitas entre 1820 a 1920. São mais de 300 obras, entre fotografias, desenhos e gravuras. Há imagens feitas por pintores famosos, como Rugendas, que era alemão e em 1822, veio para o Brasil somente para registrar tudo o que via.

Grande parte das imagens é da cidade do Rio de Janeiro, mas há também registros de Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Ouro Preto e de outras belas regiões desse imenso Brasil.

Entrada da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 1880 (Foto: Marc Ferrez/ Coleção Gilberto Ferrez/ Acervo Instituto Moreira Salles)

Panoramas: a paisagem brasileira
no acervo do Instituto Moreira Salles
Até13 de novembro de 2011
De terça a sexta, das 13h às 20h
Sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea
Rio de Janeiro
Entrada franca!
Informações: (21) 3284-7400

Matéria publicada em 03.10.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!