Alô, quilombola!

Você já viu a capa da CHC 240? O tema principal da edição são os quilombos e quilombolas do Brasil. Sua origem remete à época em que o país era um império e ainda tinha escravos. Alguns deles conseguiam fugir e formavam comunidades que receberam o nome de quilombos ou mocambos, duas palavras de origem africana. Mesmo depois que a escravidão acabou, essas comunidades persistiram e existem até hoje em todos os estados brasileiros!

Se você se interessou pelo tema e quer saber mais, precisa ver o documentário Disque quilombola, que traz a conversa entre crianças de duas comunidades quilombolas do Espírito Santo. Apesar de terem raízes em comum, os dois grupos de crianças não se conheciam e, aos poucos, vão se descobrindo por meio da brincadeira.

Confira o trailer:

Na página do projeto, você aprende mais sobre as tradições quilombolas, incluindo o preparo da mandioca e o jongo, e até sobre as brincadeiras favoritas das crianças dessas comunidades. Você também descobre como foi fazer o documentário, na seção “Bastidores”.

Ah, e se a sua escola tem interesse de ver o filme, entre em contato com a equipe! O endereço eletrônico é contato@disquequilombola.com.br.

Matéria publicada em 15.11.2012

COMENTÁRIOS

  • Adriana Porto Ribeiro

    Olá, boa noite!!!
    Gostaria de trabalhar com o filme Quilombola para os meus alunos.Como faço para acessar na íntegra?

    Publicado em 16 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!