Chuááá! Esse barulho no meio da floresta não deixa dúvidas: tem catarata por perto. Ver aquela água toda caindo é realmente muito bonito, mas como será que ela vai parar lá no alto? Nosso leitor Carlos Alberto, que sabe que a água dos rios surge em depósitos subterrâneos, ficou intrigado com o tema.

Se a água corre em depósitos subterrâneos, como vai parar no alto das montanhas para formar as cachoeiras? (Foto: Flickr / Even Normann / CC BY 2.0)
Fui correndo falar com o geólogo Reginaldo Bertolo, da Universidade de São Paulo, e ele explicou mais sobre os tais depósitos subterrâneos – conhecidos como lençóis freáticos ou aquíferos. Quer conferir?
“A água que aparece nas montanhas vem da chuva”, conta Reginaldo. “Os pingos caem nessas regiões mais altas e vão descendo por entre os grãos do solo até atingir o lençol freático”.

A chuva pode cair em um ponto bem alto da montanha. A água se infiltra no solo até chegar a um lugar onde não pode mais ser absorvida – um maciço rochoso ou um solo impermeável, por exemplo. E assim se formam os lençóis freáticos, que dão origem às nascentes de rios e lagoas (Foto: Flickr / O Fuji / CC BY-NC-SA 2.0)
Cada região tem seu próprio lençol freático, e a altitude entre eles pode variar. Em locais onde chove com frequência, esse reservatório está quase sempre cheio, e a água transborda mais facilmente para a superfície. “As nascentes dos rios surgem especialmente nos vales das montanhas, naqueles locais onde a superfície do lençol freático cruza com a superfície do solo”, conta o cientista.
Veja que conclusão interessante: as cachoeiras enormes que vemos por aí começaram com várias pequenas gotas de chuva, que foram se unindo e andando juntas embaixo da terra até virarem grandes cursos d’água!
Jeannibel
??
Publicado em 16 de julho de 2020
Yngrid
impressionante
Publicado em 16 de julho de 2020
Giovanna
Muito impressionante!
Publicado em 16 de julho de 2020
sarah procaylo
muito legal amo curiosidades
Publicado em 16 de julho de 2020
Maria Clara
Eu tbm Sarah
Publicado em 17 de julho de 2020
Anabel Sales
Excelente esclarecimento! Muito grata!
Publicado em 31 de julho de 2020
Nícolas Dias
Muito interessante e bonito!
Publicado em 14 de setembro de 2020
Lucimara
Pergunta: tenho um terreno no morro será possível ter um lençol freático no morro?
Publicado em 31 de dezembro de 2020
Maria Cecilia.
ola eu so nova aqui,
Publicado em 22 de fevereiro de 2021
Maria Cecilia.
puta
Publicado em 22 de fevereiro de 2021
Guilherme Marinho Serrano
muito legal e interessante
Publicado em 10 de março de 2021
Marlon Pecantet
Maria Cec[ilia, Tem namo?
Publicado em 1 de setembro de 2021
Pedro Nemerski
Oi Maria, tenho interesse viu rsrs
Bjs
Publicado em 1 de setembro de 2021
Fausto Pereira Ramos
Sinceramente, não acredito em lencol freático . Vemos em montanhas que não receberam chuvas, e possui cachoeiras. Meu entendimento é que existe um processo de subida das águas pra cima. Talvez seja a própria água do mar que sobe , deixando cair o sal que é pesado. É um processo continuo. É possível ?
Publicado em 27 de julho de 2022
Vania
Descrição perfeita de fácil entendimento, isso ajuda a explicar os acontecimentos recentes . Muito obrigado pela matéria.
Publicado em 24 de fevereiro de 2023
Antônio Rodrigues Barreto
Se a terra é redonda porque as nascentes nascem sempre nos lugares mais altos ? Minas Gerais fica abaixo da Bahia,porque a nascente do Rio São Francisco nasce lá,e a água sobe até o Ceará ? Toda região nordeste e norte sem bombeamento ?
Publicado em 20 de setembro de 2023