Água de beber

Quando você ouve falar em parque das águas, o que imagina? Um lugar cheio de tobogãs e piscinas? Sim, existem parques desse jeito. Mas na cidade mineira de Caxambu há um parque das águas bem diferente, onde o legal do passeio é saborear águas minerais de diversos gostos.

Uma das principais fontes do parque, a Dom Pedro tem água gasosa e salgada. (foto: Rosanetur / Flickr / CC BY-SA 2.0)

Uma das principais fontes do parque, a Dom Pedro tem água gasosa e salgada. (foto: Rosanetur / Flickr / CC BY-SA 2.0)

No parque, fundado há mais de cem anos, o visitante encontra 12 fontes de água, cada uma com características próprias. A fonte Duque de Saxe, por exemplo, jorra água mineral naturalmente gasosa com gosto de enxofre. O grande destaque, a fonte Dom Pedro, batizada em homenagem ao antigo Imperador, têm água rica em gás carbônico e salgadinha por causa da presença de bicarbonato de sódio.

Quando o parque foi construído, acreditava-se que as águas de sabores diferentes tinham propriedades medicinais. Até hoje muita gente procura as fontes em busca de cura para problemas como dores de barriga e infecções ou passa um pouco da água no rosto para deixar a pele limpa e macia.

Até a Princesa Isabel recorreu às fontes de Caxambu para cuidar da saúde. Dizem que ela se curou de anemia e infertilidade lá. Depois da visita, a princesa teve seu primeiro filho. Em homenagem a ela, uma das fontes leva o seu nome e o de seu marido, Conde D’eu.

Além das fontes, o parque conta ainda com um lago, pedalinhos, amplo espaço verde, um teleférico e uma piscina de água mineral.  E aí, já deu sede de visitar esse lugar curioso?

Parque das águas
Aberto de segunda a sábado, de 7h as 18h
Rua João Carlos, 100, Caxambu, Minas Gerais – MG
Entrada: R$3,00 (estudantes e idosos não pagam)

Matéria publicada em 10.11.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!