Adultos e crianças, ao cinema!

O que você pensaria se seus pais, que vivem brigando, de um dia para o outro começassem a trocar elogios e carinhos? Certamente, você acharia que, finalmente, eles se reconciliaram, o que o deixaria muito feliz. A história poderia ser essa para muitas crianças, mas não foi para Nicolau, personagem do filme O pequeno Nicolau, que eu fui ver outro dia. O menino não teve dúvida: o bom humor de seus pais só poderia significar que havia um bebê a caminho!

Com medo de ser abandonado pelos pais e trocado pelo irmãozinho, Nicolau decide mostrar o quanto é útil e faz até faxina na casa! Essa tática não dá muito certo e o menino, desesperado, pede ajuda aos amigos de escola, Eudes, Alceu, Rufino, Godofredo e Clotário. A atrapalhada turma cria mil planos para se livrar do suposto bebê assim que ele nascer. Mas as coisas nem sempre saem como planejado e a garotada se mete em mil confusões!

 

Em meio a tudo isso, o pequeno Nicolau ainda se vê em um dilema que muitas crianças podem resolver lendo os textos da CHC. Que dilema é esse? Escolher o que vai ser quando crescer! A professora pede que os alunos escrevam uma redação sobre o assunto, mas o menino só descobre a sua vocação no final do filme. Quer saber qual é? Se eu contar, estraga a surpresa!

Das páginas para a telona

A história, que se passa na França dos anos 1950, é baseada na mundialmente famosa série de livros de mesmo nome do ilustrador Jean-Jacques Sempé e do escritor René Goscinny, um dos criadores do Asterix. O filme preserva o mesmo humor simples dos livros e posso dizer que todos na sala de cinema deram muitas gargalhadas!

Aviso que este filme vai fazer tanto sucesso com os pais quanto com as crianças! Isso porque toda a história é contada através de dois olhares, o adulto e o infantil. De um lado, há o universo dos pais de Nicolau, seus problemas com o trabalho, as brigas com o vizinho e as preocupações com a imagem na sociedade. E, de outro, a encantadora visão de mundo dos pequenos, que pode ser muito engraçada para quem já cresceu.

Recomendo a todos que assistam ao O pequeno Nicolau e para os fãs da leitura uma novidade: a Rocco Jovens Leitores está lançando o livro A volta às aulas do pequeno Nicolau, primeiro de uma série de oito livros com aventuras inéditas do personagem!

 

Matéria publicada em 16.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!