Abaixe o som!

Eu estava ouvindo música com meu fone de ouvido quando recebi um email do leitor Lucas, que tem 10 anos. Ele leu a matéria Escuta essa! Descubra como ouvimos, na CHC 216, e, ao pesquisar mais sobre o assunto, teve uma dúvida: ouvir música muito alta causa danos à nossa audição?

Bem, minha primeira reação foi abaixar o volume, porque fiquei um pouco preocupado. Depois, fui conversar com um especialista no assunto, o médico Paulo Lazarini, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Cuidado: música muito alta, principalmente através de fones de ouvido, pode causar danos irreversíveis à nossa audição (Foto: Bas Bogers / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/> CC BY-NC 2.0</a>).

Cuidado: música muito alta, principalmente através de fones de ouvido, pode causar danos irreversíveis à nossa audição (Foto: Bas Bogers / Flickr / CC BY-NC 2.0).

Primeiro, Paulo me explicou como funciona nosso sistema auditivo. Ele disse que o som bate em uma membrana chamada tímpano, que vibra e transfere essa vibração para ossos chamados martelo, bigorna e estribo. A seguir, o som chega até um órgão chamado cóclea, que funciona como um sensor capaz de captar estímulos sonoros.

É justamente a lesão de um desses componentes que nos faz perder a audição. “Essas lesões podem acontecer tanto pelo volume excessivo quanto por tumores, infecções ou perfurações, em algum acidente, por exemplo”, exemplifica o médico.

A perda auditiva pode ser progressiva e acontecer lentamente ao longo dos anos. A altura máxima tolerada pelo nosso sistema auditivo é 85 decibéis, o que equivale ao som de uma rua com trânsito movimentado. Porém, como nem sempre é possível fazer essa medição, é aconselhável sempre tomar cuidado com o volume.

“Ouvir sons acima desse limite vai lesando os sensores da orelha, e, consequentemente, a capacidade auditiva da pessoa vai se reduzindo”, alerta Paulo. “Quando jovem, o indivíduo não percebe que está perdendo a audição, mas ao longo dos anos o problema vai se agravando”. E escuta só essa: caso haja perda auditiva, não há nada na medicina que reverta essa condição. É uma perda irreversível.

Se você sente algum desconforto ouvindo música, como dor no ouvido ou zumbidos, pode ser um sinal de que exagerou na altura do volume e isso causou uma lesão no seu ouvido. Abaixá-lo é sempre uma boa ideia. A dica é ouvir música em ambientes mais silenciosos, evitando assim os volumes muito altos.

Matéria publicada em 29.09.2014

COMENTÁRIOS

  • Luiza

    já sabia mas do mesmo jeito parabéns gostei muuito beijos ass: Luiza

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • Jubscreudo

    chatos

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

    • julia

      e melhor relenbrar ne e eles nao sao chatos

      Publicado em 22 de setembro de 2020 Responder

  • isabelle sant ´ana de menzes

    meudeus eu fequei preocupada serio meudes isso é muito serio

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • Katarina

    Eu já sabia disso mas gostei desta lição moral,ela ajuda os que não sabem e ainda os concientisam parabéns ameii!!

    Ass: Katarina

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • julia

    eu ja sabia mas e bom sempre relenbrar né ??

    Publicado em 22 de setembro de 2020 Responder

  • Larisa alves nogueira mariano

    Abaixe o som

    Publicado em 7 de dezembro de 2020 Responder

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!