A rota das especiarias

A chegada dos portugueses ao Brasil, em abril de 1500, não foi um fato isolado: está relacionada a um importante movimento de expansão dos europeus em direção a novas terras, que ficou conhecido como Expansão Marítima – porque as rotas eram percorridas pelo mar, em navios.

Nessas empreitadas, os navegantes buscavam não só novos territórios para explorar, mas também produtos exóticos muito apreciados na Europa: cravo, canela, pimentas e vários tipos de temperos, corantes, perfumes… Chamados genericamente de “especiarias”, eles serviam para deixar as comidas mais gostosas, as roupas coloridas e as pessoas cheirosas!

Para descobrir mais sobre a história do açafrão, do cardamomo, da cúrcuma e de outras especiarias que encheram os olhos dos europeus no passado – e até hoje deliciam nossos sentidos –, leia:

A magia das especiarias

A magia das especiarias:
A busca de especiarias e a expansão marítima
De Janaína Amado e Luiz Carlos Figueiredo
Atual Editora

Matéria publicada em 28.04.2014

COMENTÁRIOS

  • juaozinho

    paulim bacana

    Publicado em 10 de agosto de 2021 Responder

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!