A origem da capoeira

Não se sabe ao certo quando surgiu a capoeira. Os relatos mais antigos a esse respeito são do século 18, mas não podemos afirmar com segurança que a capoeira tenha origem na África ou no Brasil, ou que tenha surgido primeiro no Rio de Janeiro, na Bahia ou em Pernambuco.

Os indícios mostram que a capoeira se desenvolveu bastante no século passado em meio aos escravos e ex-escravos que trabalhavam nas cidades, espalhando-se depois por entre a população urbana mais pobre.

Indícios mostram que a capoeira se desenvolveu entre escravos e ex-escravos, espalhando-se por entre a população urbana mais pobre. (foto: Chris Gilmore / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-sa/2.0/> CC BY-SA </a>)

Indícios mostram que a capoeira se desenvolveu entre escravos e ex-escravos, espalhando-se por entre a população urbana mais pobre. (foto: Chris Gilmore / Flickr / CC BY-SA )

As pesquisas feitas nos últimos anos têm mostrado como a capoeira ora foi vista como uma luta perigosa que causava temor na população, ora como um esporte de grande valor, ou ainda como uma dança, um balé, uma terapia etc.

Os próprios elementos que hoje não podem faltar na capoeira, como, por exemplo, o berimbau, nem sempre estiveram presentes nela. Esse instrumento, que parece ter sua origem na África, somente veio se incorporar à capoeira no século 20, apesar de já existir no Brasil.

De qualquer forma, a origem talvez seja o que menos importa agora. O que os estudiosos tentam entender é como essa prática cultural tem conseguido permanecer viva ao longo desses séculos, como vem sendo praticada e quais os significados que as pessoas têm atribuído a ela.

(Esta é uma reedição do texto publicado na CHC 68)

Matéria publicada em 01.12.2014

COMENTÁRIOS

  • Bruno 3º ano D

    Eu já fui pra Bahia e…quando eu estava andando nas ruas do Pelourinho tinha capoeira !!!

    Publicado em 25 de abril de 2022 Responder

Envie um comentário

Sonia Duarte Travassos

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!