A menina da bola rosa

Pessoal, aqui quem escreve é a Diná. Entrei no blogue do Rex para apresentar a vocês um livro muito especial que minha amiga Ana Laura escreveu. A menina da bola rosa conta a história de Cláudia, uma garota que adora futebol e luta contra o preconceito dos garotos, que não a deixam praticar o esporte.

A história do livro é parecida com a de sua autora. Aos 11 anos, Ana Laura é apaixonada pelo futebol, mas sofre com o preconceito. “Eu sempre gostei do esporte, mas os meninos nunca me deixam jogar e, na escola, o coordenador diz que futebol é prejudicial às meninas e que eu posso me machucar”, conta. “Mas eu acho uma falta de conhecimento, porque em qualquer esporte isso pode acontecer.”

A autora dá autógrafos no lançamento do livro em Natal, no Rio Grande do Norte (foto: Fernanda Jalles).

No colégio, Ana Laura tem que se conformar em praticar basquete. Mas não perde uma chance de estar com a bola nos pés e costuma jogar em casa mesmo. Ela aprendeu a jogar futebol na Espanha, onde morou com os pais até completar 5 anos. Aos 3, aliás, já fazia bonito nas partidas entre vizinhos!

Torcedora do América de Natal e do Fluminense, a menina tem um sonho: entrar para a seleção brasileira de futebol feminino. E, para realizá-lo, já deu o primeiro passo: foi convidada para jogar na escolinha do time potiguar ABC Futebol Club. “Estou ansiosa para entrar no time, vou ser a menorzinha entre as jogadoras”, diz.

Craque de olho no futuro
Mas se engana quem pensa que a menina quer ser atleta para sempre. Ana Laura pensa em ser médica ou jornalista. Para tanto, reconhece a importância dos estudos. “Estudar é mais importante que o futebol porque, para ser alguém na vida, você precisa muito da educação”, diz a menina, que tem a Filosofia como disciplina favorita.

Ana Laura mostra seu talento com a bola nos pés (foto: Fernanda Jalles).

Aluna do sexto ano, Ana Laura conta que não teve dificuldade para escrever o livro. “O texto todo fui eu que escrevi sozinha, mas tive o apoio da coordenadora da minha escola, que me incentivou a continuar, e dos meus pais, que conseguiram a editora.”

Já as ilustrações da obra foram feitas por alunos do projeto Art, um brilho nos olhos, que dá a jovens carentes a chance de desevolver suas habilidades artísticas. Ficou curioso? Quer dar uma olhada no livro? Então, clique aqui e leia um trecho de A menina da bola rosa.

A menina da bola rosa

Ana Laura Jalles Veras
Ata Editora
35 páginas
R$ 20

Matéria publicada em 10.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Sofia Maia de Almeida Miranda??

    Oi Ana Laura ,meu nome é Sofia Maia sou de Montes Claros MG, tenho 8 anos e na escola eu estou estudando sobre você tenho 2 perguntas:: vc ainda joga futebol ? e como eu consigo o seu livro?

    Publicado em 23 de julho de 2020 Responder

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!