À prova de chuva

Todo mundo tem uma maneira de tentar se livrar dos mosquitos: inseticidas, velas de citronela, repelentes ou mesmo a palma das nossas mãos. Mas, apesar de todos os esforços, muitas vezes eles conseguem fugir. Escapar é uma das especialidades desses animais: até mesmo da chuva eles conseguem sair sem um machucadinho sequer.

Uma gota de chuva pode pesar cerca de 50 vezes o peso de um mosquito (Foto : Nowack, Dickerson, Hu / Georgia Tech)

Você deve pode pensando que escapar da chuva é uma coisa muito simples. Porém, se pensarmos que uma simples gota pode pesar cerca de 50 vezes o peso de um mosquito, a coisa muda de figura. Seria como se nós pegássemos uma chuva em que as gotas fossem do tamanho de um ônibus. Agora deu para imaginar o que os mosquitos passam quando têm que enfrentar um aguaceiro?

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, descobriram que o segredo dessa habilidade está justamente no peso leve dos mosquitos. O engenheiro David Hu, um dos autores da pesquisa, explica: “A gota, ao colidir com algo tão leve como um mosquito, não se deforma muito. O mosquito, por sua vez, se une à gota por algum tempo, mas logo se solta e continua seu voo normalmente”. Uma habilidade muito útil, já que mosquitos costumam viver em locais úmidos e com muitas chuvas.

Para descobrir como os insetos fazem para fugir das gotas, os pesquisadores usaram câmeras capazes de registrar 4 mil imagens por segundo. Assim, eles conseguiram produzir vídeos em supercâmera lenta, o que permitiu perceber esse movimento desses animais. Veja no vídeo abaixo:

E você aí? Imaginava que um animal com aparência tão frágil pudesse ser tão resistente? O segredo mosquito não é superforça e muito menos superpoder, mas sim sua delicadeza e leveza!

Matéria publicada em 20.06.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.