A matemática do Natal

As festas de fim de ano estão aí e muita gente já decorou a árvore de Natal. Bolas, luzes, estrelas – são tantos enfeites que a gente até se confunde na hora de distribuí-los. Para resolver o problema, dois estudantes de matemática da Universidade de Sheffield, na Grã-Bretanha, criaram uma fórmula que calcula os enfeites necessários para deixar a árvore bem bonita.

A fórmula foi desenvolvida pelos alunos Alex Craig e Nicole Wrightham após o pedido de uma loja de enfeites de Natal que queria dar uma mãozinha aos clientes na hora de fazer a lista de compras. “Nós produzimos uma fórmula que determina a quantidade exata de bolas, luzes e outros enfeites usados para decorar a árvore”, explica Alex.

Alex também contou que ele e Nicole levaram apenas duas horas para desenvolver o método. “Nós tentamos fazer uma fórmula simples e usamos conceitos conhecidos, como o teorema de Pitágoras”, completa. O estudante contou à CHC que, por passar muito tempo na universidade, quase não teve tempo de montar sua própria árvore, mas com a ajuda da fórmula vai caprichar na decoração.

Se você também quer uma forcinha da matemática para montar sua árvore, é só acessar a calculadora virtual criada por Alex e Nicole. A página está em inglês, mas é muito fácil de usar. Encontre o quadro rosa onde está escrito Calculator (calculadora). No espaço em branco, escreva a altura da sua árvore em centímetros. Automaticamente, a calculadora já diz o número de bolas (baubles), o tamanho da estrela (height of star or fairy), o comprimento do festão (length of tinsel) e o comprimento do fio de luzes (length of lights) necessários para montar sua árvore!

Matéria publicada em 24.12.2012