A juba do rei

Segundo maior felino do mundo, perdendo apenas para o tigre, o leão é um animal de destaque: ao mesmo tempo em que é temido pela sua ferocidade, é também admirado por sua beleza. Uma das admiradoras desse animal é a leitora Natália, que escreveu para a CHC Online querendo saber por que os leões têm juba e as leoas não têm.

Segundo o biólogo Kauê Souza de Morais, do zoológico de São Paulo, a juba espessa do leão serve para ajudá-lo a arrumar uma namorada. “Quando o macho quer atrair a leoa para a reprodução, a juba vasta impressiona as parceiras”, explica. Além disso, a juba serve também de proteção para o pescoço em lutas com outros leões.

Os leões são exímios predadores e considerados os reis da selva por estarem no topo da cadeia alimentar (foto: Etrusia UK / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/br/> CC BY-NC-SA 2.0 </a>)

Os leões são exímios predadores e considerados os reis da selva por estarem no topo da cadeia alimentar (foto: Etrusia UK / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0 )

Mas essa não é a única característica que diferencia os leões das leoas. Kauê conta que dentro do bando machos e fêmeas têm papéis bem definidos. Enquanto as leoas são encarregadas da maior parte da caça e do cuidado dos filhotes, os leões são responsáveis pela demarcação do território e pela defesa do grupo.

E será que é a juba que faz do leão o rei da selva? O biólogo explica que essa história de realeza está relacionada à cadeia alimentar, pois nenhum outro animal se alimenta do leão. “Por não possuir nenhum predador natural, o leão está no topo da cadeia alimentar e esse fato lhe dá o título de rei da selva”, afirma.

Mas esse não é o único motivo da realeza. Segundo Kauê, os leões são privilegiados na hora de comer, já que as fêmeas só se alimentam após os machos. “Além disso, namoram várias vezes ao dia com diferentes leoas quando estão em período reprodutivo”, conclui.

As leoas são encarregadas de caçar, mas só se alimentam depois dos machos. (foto: RayMorris1 / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/> CC BY-NC-ND 2.0 </a>)

As leoas são encarregadas de caçar, mas só se alimentam depois dos machos. (foto: RayMorris1 / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0 )

Os leões podem, ainda, se alimentar de quase todos os animais terrestres africanos, de pequenos roedores a grandes vertebrados, como elefantes e girafas. No entanto, suas principais presas são a zebra a o gnu. Para caçar, eles usam táticas de emboscada para capturar outros animas. “Para sobreviver, um leão necessita ingerir, diariamente, cerca de 5 quilos de carne!”, diz Kauê.

Apesar de muitos incidentes envolvendo homens e leões, os seres humanos não fazem parte da dieta natural desse animal. Mas o biólogo alerta: “Ao invadir o espaço desses grandes predadores, o homem fica suscetível a encontros ocasionais que podem causar acidentes se esses animais estiverem com fome. Portanto, é preciso cautela”. Afinal, todo rei merece respeito, não é mesmo?

Matéria publicada em 10.12.2014

COMENTÁRIOS

  • Nícolas Dias

    Texto interessante pois explica como o leão caça e onde ele vive, também fala porque só os leões machos possuem uma juba grande.

    Publicado em 9 de junho de 2020 Responder

  • Ilton Yuri

    Muito bom esse texto, gostei muito da explicação

    Publicado em 11 de junho de 2020 Responder

  • Murilo Henrique Oliveira Misquiati

    Texto bem explicativo sobre o leão…gostei

    Publicado em 13 de junho de 2020 Responder

  • CAMILA LIMA ALENCAR

    eu amei o texto esplica bem o conteudo

    Publicado em 15 de julho de 2020 Responder

  • Paola Victoria Sousa de Carvalho

    Muito bom o texto e a explicação foi ótimo

    Publicado em 22 de julho de 2020 Responder

  • Bela Fernandes

    Muito legal ,goste muito dos leões e bom sabermos mais sobre eles .

    Publicado em 3 de agosto de 2020 Responder

  • Victoria milani

    Eu gostei e achei bem interessante

    Publicado em 17 de novembro de 2020 Responder

  • pedro

    odeei ideotas

    Publicado em 13 de abril de 2021 Responder

  • Pietro Rochael Reis

    explica bem!

    Publicado em 23 de setembro de 2021 Responder

  • mafe

    quero saber um pouco sobre o animal gnu

    Publicado em 16 de agosto de 2022 Responder

Valentina Leite

Sou apaixonada por cinema, sushi e praia. Adoro escrever, andar de bicicleta, cantar (no chuveiro) e conhecer pessoas novas! Quando pequena queria ser cientista, mas acabei escolhendo ser jornalista e agora escrevo sobre ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?