A ciência e a magia dos insetos

Existe um mundo minúsculo que abriga várias formas de vida interessantes. Criaturas tão misteriosas que, na opinião de um escritor, podem ser comparadas a seres fantásticos como os duendes. Isso porque, como os pequenos homens de gorros verdes que vivem nas florestas dos contos de fadas, elas são dotadas de uma poderosa magia que muitas pessoas ainda não compreendem! Sabe de quem estamos falando? Dos besouros, das borboletas, das cigarras, dos gafanhotos, enfim, dos insetos! Bichos que, de tão curiosos, são capazes de encantar qualquer um que decida conhecê-los melhor!

No livro Os duendes de seis patas e a cidade mutante , de Rob de Góes, somos convidados a entrar no mundo dos insetos e a embarcar em uma história que começa na década de 1950, na cidade de São Paulo. Viajando no tempo, acompanhamos as transformações da cidade e descobrimos como o autor se tornou um defensor dessas criaturas de seis patas. Líder de um projeto ecológico, ele procura repovoar, com borboletas e outros animais, uma das últimas áreas verdes da sua cidade.

O besouro Megasoma elephas é uma das centenas de espécies de insetos apresentadas em Os duendes de seis patas e a cidade mutante

Para contar sua trajetória, Rob de Góes se inspirou nas mudanças pelas quais um inseto passa até se tornar um adulto. Por isso, dividiu seu livro em quatro capítulos recheados de ilustrações: fase embrionária, fase da lagarta, fase de crisálida e fase de adulto. Em cada um deles, o autor conta um pouco de sua vida. Fala de quando era menino e aprontava muitas molecagens. Lembra de quando era jovem e vivia colecionando insetos. Até chegar aos dias atuais, quando, já adulto, passa a defender os “duendes de seis patas”, como ele chama esses animais.
Como explica Rob de Góes, os insetos são seres especiais. Eles vivem à nossa volta e, muitas vezes, passam despercebidos. Porém, pesquisando um pouco mais sobre eles, podemos descobrir um mundo novo. O que você pode perceber lendo Os duendes de seis patas e a cidade mutante ! Ao longo do livro, muitas aventuras vividas pelo autor são apresentadas. Então, partimos com ele em suas viagens, o acompanhamos na sua busca pelo conhecimento e descobrimos como ele aprendeu a desvendar os enigmas da curiosa vida dos “duendes de seis patas”! Leia também uma entrevista com Rob de Góes, autor de Os duendes de seis patas e a cidade mutante !

Os duendes de seis patas e a cidade mutante
De Rob de Góes, com fotos e ilustrações do autor
São Paulo, 2004, Geração Editorial.
Tel.: (11) 3872-0984.