Piruetas em alto mar

Você já deve ter visto por aí as atletas de ginástica olímpica: pulam e giram no ar. Mas, se tivéssemos que escolher um campeão de acrobacias no reino animal, quem seria? Um bom candidato é o golfinho-rotador, mamífero da espécie Stenella longirostris que vive em Fernando de Noronha, em Pernambuco, e outras praias pelo mundo.

Grupo de golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha

O golfinho-rotador passeia pelas águas em grupos grandes, de até 2 mil indivíduos (Foto: José Martins/ Projeto Golfinho Rotador)

Quando quer passar uma mensagem para outro golfinho, o rotador salta acima da água e gira em torno do próprio corpo, como uma bailarina. Sua queda após o giro emite sons úteis na comunicação desta espécie, que costuma andar em grupos grandes, com cerca de 2 mil indivíduos. Além disso, os rotadores também podem conversar batendo a cauda ou a cabeça na água.

Confira o salto do golfinho-rotador:

O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha é o lugar do mundo com a maior concentração de golfinhos-rotadores. Lá, o Projeto Golfinho Rotador, que faz parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e é patrocinado pela Petrobras, estuda e preserva esses animais há 21 anos.

“Os golfinhos são monitorados sete horas por dia e crianças e adultos da comunidade local participam de programas sobre conservação da natureza”, conta o oceanógrafo José Martins, coordenador do projeto. Tudo para garantir que os rotadores continuem exibindo suas acrobacias pelas águas de Noronha!