Ufa! Pelo menos nossos bichos de estimação estão livres de contrair essas três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Por quê? Bem, ao que tudo indica, os vírus da dengue, chikungunya e zika infectam exclusivamente os primatas, grupo ao qual pertencem, por exemplo, os gorilas, os micos, os chimpanzés e os humanos, como eu e você.
É bem verdade que o mosquito – ou melhor, a fêmea do Aedes aegypti, que necessita de sangue para nutrir seus ovos – pode picar cachorros, gatos, aves e outros bichos. Mas os vírus da dengue, chikungunya e zika que ela pode transmitir nessa picada só encontram organismos propícios para se desenvolver nos primatas.
Por outro lado, há outros mosquitos que podem, sim, transmitir parasitas que causam doenças ao seu cão ou gato de estimação. O mosquito-palha, por exemplo, pode transmitir com sua picada um micro-organismo chamado Leishmania, causador da leishmaniose, doença grave que provoca lesões na pele e nos órgãos.
Há ainda outros mosquitos que podem ser vetores da Dirofilaria, um verme que causa a dirofilariose – também conhecida como “doença do coração”.
A leishmaniose e a dirofilariose são mais comuns em cães, mas podem também afetar gatos. Aliás, em ambientes com muitos mosquitos e pernilongos, os gatos podem desenvolver uma espécie de alergia às picadas desses insetos, que precisa ser tratada.
Para prevenir essas e outras doenças e manter seu cachorro ou gato saudável, é importante levá-lo a um médico veterinário periodicamente e estar com a vacinação sempre em dia. Junte isso a uma boa alimentação, passeios e brincadeiras, e seu bichinho terá uma vida tranquila e saudável!