Se você já brigou com alguém de quem gostava muito, provavelmente ficou bem ansioso para fazer logo as pazes, não foi? Pois saiba que esse comportamento não é exclusividade dos humanos: os cangurus também gostam de ficar de bem após um desentendimento. É o que mostra um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Pisa, na Itália.
Curiosos para saber como esses mamíferos se comportavam após uma briga, a equipe observou um grupo de 16 cangurus da espécie Macropus rufogriseus em um zoológico em Berlim, na Alemanha. As brigas eram caracterizadas por agressões como mordidas, empurrões e chutes. Quando se reconciliavam, os cangurus faziam demonstrações de carinho, como brincadeiras e lambidinhas.
Após passar 90 horas observando os animais, a equipe notou que, depois que brigam, os cangurus levam apenas dois minutos para fazer as pazes. No entanto, isso só acontece quando a briga é leve. “Se for agredido com intensidade, o canguru evita tentar a reconciliação por medo de ser agredido novamente”, explica a bióloga Giada Cordoni, coautora do estudo.
Mamíferos como os cães, que dependem da vida em grupo para sobreviver, fazem as pazes mesmo depois de uma briga feia. “Os cangurus vivem em grupos de 10 a 30 indivíduos, mas podem viver bem sozinhos. Por isso, eles preferem avaliar se a reconciliação vale ou não a pena”, completa a pesquisadora.
Além de melhorar a convivência em grupo, a reconciliação mostrou ser um bom remédio contra a ansiedade dos cangurus. A bióloga conta que, após uma briga, os cangurus ficavam estressados e começavam a se coçar com frequência, comportamento que já era conhecido como sinal de estresse e ansiedade. “Identificamos que, quando se reconciliavam, os cangurus passavam a se coçar menos, sugerindo que a reconciliação funciona como um comportamento que diminui o estresse desses animais”, explica.
Os pesquisadores também notaram que, depois que faziam as pazes, os cangurus passavam a brigar menos e ficavam mais próximos. A paz reinava novamente no zoológico!