Jovem e solitário

Astrônomos ficaram intrigados com a descoberta de um pequeno planeta, a que chamaram PSOJ318.5-22. Ele tem apenas 12 milhões de anos e é considerado praticamente um bebê, se comparado à maioria dos planetas que conhecemos – para você ter uma ideia, a Terra tem cerca de 4,5 bilhões de anos. Mas não foi a pouca idade do planetinha o que mais chamou a atenção dos cientistas. Então… o que foi?

Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)

Concepção artística do novo planeta solitário, o PSO J318.5-22 (Imagem: MPIA/V. Ch. Quetz)

Caros leitores, o PSOJ318.5-22 está sozinho no espaço! Ao contrário da maioria dos planetas que conhecemos, ele não gira ao redor de uma estrela.

A Terra, você sabe, gira em torno do Sol, assim como Mercúrio, Vênus, Júpiter, Saturno… Da mesma forma, praticamente todos os planetas observados até hoje orbitam uma estrela – existem milhões de “sóis” pelo universo afora.

Contrariando as expectativas, o PSOJ318.5-22 está só no espaço. Ele é, provavelmente, o objeto solitário de menor massa já encontrado! Quem conta esse detalhe é o astrônomo Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, nos Estados Unidos, o principal responsável pela descoberta.

O cientista explica que se trata de um jovem planeta gasoso. Por isso, seu estudo poderá render pistas reveladoras sobre como foi a “infância” de Júpiter – o gigante de nosso Sistema Solar, que também é um planeta formado principalmente por gases.

PSOJ318.5-22 foi descoberto graças a um telescópio instalado no alto de um vulcão em uma ilha próxima ao Havaí. O planeta fica a 80 anos-luz da Terra, o equivalente a cerca de 760 trilhões de quilômetros, e integra o grupo dos planetas extra-solares, ou seja, que ficam fora do Sistema Solar. Nas últimas décadas, os astrônomos já encontraram mais de mil deles em diferentes regiões do universo. Já pensou quantos mais podem existir?