É claro que, na hora em que se está morrendo de vontade de ir ao banheiro, fica muito difícil pensar sobre qualquer outra coisa. Quem nunca passou um aperto desses? Então, se você estiver precisando fazer xixi, vá lá – a gente espera um pouquinho e continua o texto já, já.
Tudo certo agora? Pois pode se preparar, então, para pensar sobre ciência também no banheiro! O leitor Carlos Bertioga pergunta: afinal, por que o xixi é amarelo?
Quem responde é o bioquímico Joab Trajano Silva, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autor da coluna No laboratório do sr. Q. Ele explicou que a cor amarela se deve a uma substância chamada urobilina, formada em nosso organismo a partir da degradação da hemoglobina – um composto presente nas hemácias (células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio pelo corpo).
Como nosso sangue está sempre se renovando e produzindo novas hemácias, as células que morrem vão aos poucos se desfazendo e seus componentes são absorvidos e transformados pelos órgãos.
A hemoglobina liberada pelas hemácias, por exemplo, é quebrada ainda no sangue, formando compostos menores que são absorvidos pelo fígado, passam pelo intestino e retornam ao fígado, onde são finalmente transformados em urobilina. Em seguida, a substância, de cor amarelada, vai para os rins e se transforma em urina, junto com uma parte da água que bebemos e outros ingredientes.
Agora, nomes de substâncias à parte, fica a dica: xixi amarelo demais pode indicar que você não está bebendo água o suficiente. O ideal é que a urina seja bem clarinha. Fique de olho!