Quem não conhece a fábula do príncipe que, enfeitiçado por uma bruxa, transformou-se em sapo? O que poucos sabem é que um nobre de verdade, ganhou o título de “Príncipe Sapo”. Não se preocupe, pois ele não foi enfeitiçado, nem se tornou um anfíbio, mas está ajudando na conservação desses animais.
Estou falando de Charles, o Príncipe de Gales, filho da Rainha da Inglaterra, Elizabeth II. Charles lidera um projeto que investe na conservação das florestas tropicais – como a Amazônia e a Mata Atlântica – e usa sapos, rãs e pererecas como símbolos de sua luta pela natureza. Por isso, vem sendo carinhosamente chamado de “Príncipe Sapo”.
Como homenagem ao Príncipe Charles, cientistas do Equador acabam de batizar com seu nome uma perereca recentemente descoberta naquele país. A nova espécie, encontrada em uma floresta na Cordilheira dos Andes a quase três mil metros de altitude, foi chamada de Hyloscirtus princecharlesi e está ameaçada de extinção, pois a região onde vive vem sofrendo com o desmatamento causado pelo ser humano.
E aí, será que o nobre inglês gostou da homenagem? Aposto que sim!