O prato do dia é carne assada na fogueira. Gostou? Então você poderia ter vivido com o Homo erectus, ancestral humano que, segundo um estudo feito na caverna de Wonderwerk, na África do Sul, era capaz de acender fogueiras para cozinhar animais.
A descoberta aconteceu quando uma equipe de pesquisadores que explorava a caverna encontrou pedaços de ossos e plantas queimadas – provavelmente, restos de uma refeição. Parte do chão da caverna estava sem cor e fragmentos de rochas dessa área foram analisados em laboratório.
Depois de estudar a forma e a composição química das rochas, os cientistas descobriram que aqueles eram vestígios de uma fogueira acesa há um milhão de anos. Até então, as pesquisas mostravam que o homem só havia aprendido a controlar o fogo há 700 mil anos.
Segundo Michael Chazan, antropólogo da Universidade de Toronto, no Canadá, que participou do estudo, não é possível saber exatamente o que os nossos ancestrais cozinhavam para matar a fome. “O Homo erectus era um grande caçador e, pela quantidade de ossos de animais encontrados, é possível prever que eles se alimentavam de vários bichos diferentes”, conta o pesquisador.
Chazan também disse que não é fácil descobrir exatamente em que período a humanidade começou a usar o fogo, mas que as pesquisas continuam a todo vapor. “A equipe pretende estudar como os indícios de fogo encontrados se relacionam com as atividades humanas da época”, explica.