Um trabalho para os detetives da ciência

Você já se perguntou se há vida em outros planetas? Se a Lua será habitada no futuro? Por que a água é tão importante para a nossa sobrevivência? E por que precisamos tomar tantas vacinas para ficarmos protegidos das doenças? Só mesmo um bom investigador poderia desvendar todos esses mistérios. Por isso, a série Detetives da ciência convida você a participar das aventuras de Sofia e Pedro, dois jovens curiosos, destemidos e cheios de imaginação que mergulham no mundo científico!

Em um laboratório, Sofia e Pedro, protagonistas da série Detetives da ciência, aprendem e se divertem ao lado de um pesquisador (foto: Alberto Jacob Filho)

Produzida pela MultiRio com consultoria do Instituto Ciência Hoje, a atração estreia nesta sexta-feira, dia 21 de maio, às 14 horas, na rede Bandeirantes, e será transmitida para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Nela, os vizinhos Sofia (interpretada pela atriz Sofia Starling) e Pedro (vivido pelo ator Reinaldo Ropke), de 14 anos, fazem muitos experimentos, como autênticos detetives da ciência, levando adiante uma investigação da qual alunos e professores podem participar. “Os assuntos que serão tratados na série fazem parte do dia a dia das crianças. Elas ouvem falar na escola, em casa ou vêem na televisão, mas queremos despertar um interesse mais profundo, usando a mesma linguagem que elas usam”, explica Cleide Ramos, presidente da MultiRio.

Ciência e imaginação
Um dos pontos fortes da série é justamente ajudar a entender de um jeito fácil o que é ensinado na escola. Sofia e Pedro são estudantes como você, adoram ciências e transformam a sala, o quarto e a cozinha de casa em verdadeiros laboratórios. Eles estão sempre atrás de pistas para compreender por que existe tanta fumaça no ar que respiramos, por que o clima da Terra está mudando, que tipo de ambientes os animais escolhem para viver, entre muitas outras curiosidades, como explica Miguel Przewodowski, diretor da série. “A ideia é despertar nas crianças, por meio da imaginação e de brincadeiras, o olhar que busca a ciência na própria vida”, diz.

O diretor Miguel Przewodowski entre os atores que interpretam os personagens principais da série de TV (foto: Alberto Jacob Filho).

Para tanto, na produção dos programas, a MultiRio contou com o apoio do Instituto Ciência Hoje. Pesquisadores ligados à instituição – responsável pela publicação da revista Ciência Hoje das Crianças – prestaram consultoria à série – uma ajuda de quem é fera no assunto – e garantiram que a atração, além de divertir, trouxesse conhecimento. “O Instituto Ciência Hoje é uma entidade reconhecida pelo trabalho de facilitar a linguagem da ciência para crianças de todo o Brasil, por meio da revista Ciência Hoje das Crianças, e conta com pesquisadores respeitáveis. Por isso, o escolhemos para nos auxiliar na criação de Detetives da ciência”, explica Cleide Ramos.

Uma série de TV que fala sobre ciência de uma forma divertida e com a precisão que só o Instituto Ciência Hoje pode oferecer? Ah, é claro que você não pode perder, não é? Então, anote: Detetives da ciência vai ao ar na rede Bandeirantes às sextas-feiras, às 14 horas, em dez episódios. Há também reprises no canal 14 da Net TV (domingos, às 10h10; terças, às 13h; sextas, às 8h30). Sintonize o canal de sua preferência e… Bom programa!

Matéria publicada em 20.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Bruna Ventura

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat