COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/um-trabalho-para-os-detetives-da-ciencia/

Um trabalho para os detetives da ciência

Investigue curiosidades do dia a dia em uma série de TV produzida com o apoio do Instituto Ciência Hoje e da CHC!

Notícias - 20-05-2010 Imprimir Pdf

Você já se perguntou se há vida em outros planetas? Se a Lua será habitada no futuro? Por que a água é tão importante para a nossa sobrevivência? E por que precisamos tomar tantas vacinas para ficarmos protegidos das doenças? Só mesmo um bom investigador poderia desvendar todos esses mistérios. Por isso, a série Detetives da ciência convida você a participar das aventuras de Sofia e Pedro, dois jovens curiosos, destemidos e cheios de imaginação que mergulham no mundo científico!

Em um laboratório, Sofia e Pedro, protagonistas da série Detetives da ciência, aprendem e se divertem ao lado de um pesquisador (foto: Alberto Jacob Filho)

Produzida pela MultiRio com consultoria do Instituto Ciência Hoje, a atração estreia nesta sexta-feira, dia 21 de maio, às 14 horas, na rede Bandeirantes, e será transmitida para toda a região metropolitana do Rio de Janeiro. Nela, os vizinhos Sofia (interpretada pela atriz Sofia Starling) e Pedro (vivido pelo ator Reinaldo Ropke), de 14 anos, fazem muitos experimentos, como autênticos detetives da ciência, levando adiante uma investigação da qual alunos e professores podem participar. “Os assuntos que serão tratados na série fazem parte do dia a dia das crianças. Elas ouvem falar na escola, em casa ou vêem na televisão, mas queremos despertar um interesse mais profundo, usando a mesma linguagem que elas usam”, explica Cleide Ramos, presidente da MultiRio.

Ciência e imaginação
Um dos pontos fortes da série é justamente ajudar a entender de um jeito fácil o que é ensinado na escola. Sofia e Pedro são estudantes como você, adoram ciências e transformam a sala, o quarto e a cozinha de casa em verdadeiros laboratórios. Eles estão sempre atrás de pistas para compreender por que existe tanta fumaça no ar que respiramos, por que o clima da Terra está mudando, que tipo de ambientes os animais escolhem para viver, entre muitas outras curiosidades, como explica Miguel Przewodowski, diretor da série. “A ideia é despertar nas crianças, por meio da imaginação e de brincadeiras, o olhar que busca a ciência na própria vida”, diz.

O diretor Miguel Przewodowski entre os atores que interpretam os personagens principais da série de TV (foto: Alberto Jacob Filho).

Para tanto, na produção dos programas, a MultiRio contou com o apoio do Instituto Ciência Hoje. Pesquisadores ligados à instituição – responsável pela publicação da revista Ciência Hoje das Crianças – prestaram consultoria à série – uma ajuda de quem é fera no assunto – e garantiram que a atração, além de divertir, trouxesse conhecimento. “O Instituto Ciência Hoje é uma entidade reconhecida pelo trabalho de facilitar a linguagem da ciência para crianças de todo o Brasil, por meio da revista Ciência Hoje das Crianças, e conta com pesquisadores respeitáveis. Por isso, o escolhemos para nos auxiliar na criação de Detetives da ciência”, explica Cleide Ramos.

Uma série de TV que fala sobre ciência de uma forma divertida e com a precisão que só o Instituto Ciência Hoje pode oferecer? Ah, é claro que você não pode perder, não é? Então, anote: Detetives da ciência vai ao ar na rede Bandeirantes às sextas-feiras, às 14 horas, em dez episódios. Há também reprises no canal 14 da Net TV (domingos, às 10h10; terças, às 13h; sextas, às 8h30). Sintonize o canal de sua preferência e… Bom programa!

Bruna Ventura,

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Kobeli disse:

    … Gostava da tal série!
    Educativa mesmo.
    Quando zapeio e caio no canal passante assisto no mesmo instante.
    Até troquei um e mail com a artista BEL GARCIA uma vez; que se foi recentemente – parecia ser tabagista.
    Nosso país precisa de mais coisas do tipo.

    * Um retorno acima cairia bem.

  2. Luiza disse:

    Olá!! Vcs q fazem ou faziam show no hotel Sofitel, neh? Então… Gostaria de saber o contato de vocês para comunicar-os algo… Obg!


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Este lixo é seu?

    Confira a programação do Espaço Ciência, em Pernambuco, para a Semana do Meio Ambiente

    De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, em 2013, foram geradas mais de 209 mil toneladas de lixo por dia só no Brasil. Para chamar atenção para esse problema, o Espaço Ciência vai exibir o lixo coletado por funcionários em seu manguezal. (foto: Divulgação / Espaço Ciência)
  • Buuu! Ciência na base do susto

    Fantasmas de pesquisadores brasileiros dão as caras em uma nova série de televisão

    Quatro amigos se surpreendem ao conhecer uma sociedade secreta de pesquisadores formada por fantasmas de cientistas brasileiros. (foto: Eduardo Viana)
  • Ciência divertida

    Conheça a Seara da Ciência, em Fortaleza, e veja se não é uma ótima sugestão de passeio

    (foto: Divulgação)
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail