COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/um-presente-dobradinho-2/

Um presente dobradinho

Surpreenda seus amigos com a atividade proposta pela CHC 210!

Experimentos - 16-12-2016 Astronomia Imprimir Pdf

Que tal surpreender velhos ou novos amigos com um presentinho bem dobrado que se abre quando colocado na água? Gostou? Então, siga os passos!

O que você vai precisar:

– uma folha de papel;

– um copo com água;

– canetinha hidrocor;

– tesoura sem ponta;

– régua

Preparando uma estrela:

Na folha de papel, faça o desenho de uma estrela de cinco pontas que caiba dentro do copo com folga. Com a canetinha, escreva no miolo da estrela um pequeno verso, uma frase ou mesmo uma palavra que expresse seu carinho pelo amigo ou pela amiga que você vai presentear. Dobre as cinco pontas da estrela para dentro, como na ilustração. Em seguida, coloque a estrela dobradinha boiando na água e entregue o copo ao amigo ou à amiga. Em alguns segundos… Surpresa!!!

Por que a dobradura se abre?

O papel é feito de minúsculas fibras entrelaçadas, que só podem ser vistas com microscópios possantes. Quando o papel fica em contato com a água, esta é absorvida pelos espaços que ficam entre as fibras, um fenômeno conhecido como capilaridade. Ao absorver a água, o papel incha.

Então, quando colocamos a estrela no copo, a água vai sendo “sugada” pelo papel e este vai inchando ligeiramente, o que faz com que as pétalas se abram.

Redação , Ciência Hoje das Crianças

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail