Um gigante pré-histórico

Quanto maior um animal, mais fácil encontrá-lo, certo? Nem sempre… Pois fique sabendo que só agora foi descoberta uma espécie de dinossauro que media cerca de 13 metros de comprimento e pesava em torno de nove toneladas. Esse réptil pré-histórico viveu no Brasil há aproximadamente 80 milhões de anos e acaba de ser apresentado ao público.

O novo dinossauro foi achado na cidade de Prata, na Serra da Boa Vista, em Minas Gerais, e agora está em exposição no Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O animal recebeu o nome científico Maxakalisaurus topai , mas ainda não tem um nome popular. O melhor de tudo é que você pode dar sua sugestão e participar de um concurso para batizá-lo!

A ilustração mostra a provável aparência do Maxakalisaurus topai , o maior dinossauro brasileiro conhecido (arte: Orlando Grillo).

Durante a escavação que levou à descoberta do novo dinossauro, foram encontrados fósseis (ossos que conseguiram ser preservados com o passar dos anos) de quase todo o esqueleto do animal. Entre os achados, estão os ossos do pescoço, vértebras e dentes do animal, que mostram que ele era herbívoro, ou seja, não comia carne.

Segundo os paleontólogos que descobriram o Maxakalisaurus, os fósseis encontrados pertenciam provavelmente a dois indivíduos da mesma espécie. “É provável que esses dinossauros vivessem em bando”, afirma o pesquisador Alexander Kellner, do Museu Nacional, um dos responsáveis pela descrição da nova espécie.

O Maxakalisaurus topai pertence ao grupo dos titanossauros, que inclui alguns dos maiores animais que já caminharam sobre a Terra. Ele era corpulento, com cauda e pescoço enormes. Entretanto, sua cabeça era relativamente pequena: media em torno de 40 centímetros apenas. O nome científico escolhido foi uma homenagem a um povo indígena que hoje mora em Minas Gerais – os Maxakali – e ao deus Topai, cultuado por esses índios.

Concurso
Para a decisão do nome popular, será realizado um concurso no qual crianças de até 16 anos poderão participar. Para isso, basta ir ao Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Ali, é possível ver uma réplica em tamanho real do esqueleto do Maxakalisaurus – este é o primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil!

Réplica em tamanho real do esqueleto do Maxakalisaurus exposta no Museu Nacional. Este é o primeiro dinossauro de grande porte montado no Brasil.

No Museu Nacional, você também poderá ver um osso original do novo dinossauro, conhecer o ambiente em que ele vivia e assistir a um filme com curiosidades sobre a montagem da réplica do animal. E os deficientes visuais não ficarão em desvantagem: há um texto em braile para que eles também possam conhecer o novo dinossauro. Assim, depois de saber tudo sobre o bicho, é só preencher uma ficha dando a sugestão de nome que você acha que combina com ele!

Terminada essa fase, uma comissão irá escolher as cinco melhores opções. A partir daí, é o público quem vai decidir qual será o nome. O vencedor do concurso ganhará um computador e todos os exemplares da CHC de 2006. Por isso, não perca tempo: as sugestões só podem ser enviadas até o dia 12 de outubro!

Matéria publicada em 21.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana-Benjamim

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.