Um artista à frente de seu tempo


François Auguste René Rodin nasceu em Paris, na França, em 1840. É considerado um dos mais importantes artistas do mundo, pois influenciou os escultores da época e rompeu com as tradições, valorizando a escultura em um momento em que a pintura era a principal expressão artística.

Sua obra impressiona pela realidade e vida que transmite. O Pensador, Os burgueses de Calais e A mão de Deus são alguns de seus trabalhos mais conhecidos. O artista faleceu na cidade de Meudon, na França, em 1917.

Em sua obra, Rodin foi influenciado pelo impressionismo e pelo simbolismo, entre outras expressões de arte. O impressionismo foi um movimento na pintura, iniciado no final século 19, na França. Para os impressionistas, a alegria de viver deveria estar impressa em seus quadros, por isso, eles carregavam as pinturas com tons alegres. Rodin aplicava esse modo de ver a arte em muitas de suas esculturas e tinha interesse, como os impressionistas, pelo efeito de luz e movimento. Ele aplicou em suas peças contornos que, em contraste com a luminosidade, causam efeitos especiais e chamam a atenção de quem vê.

Auguste Rodin também se baseou na filosofia simbolista, que surgiu na França na mesma época. O simbolismo era movimento artístico pelo qual o artista tinha liberdade de expressar em suas obras o que imaginava, mesmo que essa visão não fosse um retrato fiel da realidade. Rodin também usava dessa liberdade de expressão em suas esculturas.

Matéria publicada em 18.08.2004

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.