Trombada interplanetária

Como seria a Terra sem a Lua? Além de faltar inspiração para poetas e apaixonados, não haveria estações do ano, os dias seriam muito curtos e nossa espécie nem existiria. Mas escapamos desse destino quando, há 4,5 bilhões de anos, outro planeta se chocou contra a Terra. Pois é, no balé do sistema solar, parece que a Lua surgiu de uma desengonçada trombada!

Lua

Uma novidade proposta nas novas hipóteses é que, antes do surgimento da Lua, a Terra girava muito mais rápido em torno de si mesma do que se pensava: os dias tinham apenas duas horas e meia de duração! Após o surgimento do satélite, a força da gravidade desacelerou o movimento do nosso planeta, e a duração dos dias foi gradativamente aumentando até chegar às 24 horas atuais (Imagem: Nasa)

Tudo começou quando a Terra era jovem e o sistema solar, mais confuso. Então, a explicação mais aceita até agora era a de que um planeta primitivo se estraçalhou contra o nosso e arrancou pedaços dele. Os destroços do choque ficaram na órbita da Terra e teriam formado a Lua, cem anos depois.

Segundo essa teoria, só 40% das rochas lunares teriam origem na Terra – o resto teria vindo do outro planeta. Porém, amostras trazidas da Lua por astronautas indicam uma semelhança bem maior com as rochas terrestres. Por isso, os cientistas começaram a se perguntar se essa teoria era mesmo a melhor para explicar o surgimento da Lua.

Para resolver o mistério, pesquisadores dos Estados Unidos fizeram simulações em computador que acabaram gerando duas novas hipóteses para explicar o surgimento da Lua.

Lua

Hoje, a Lua está 20 vezes mais distante de nós do que quando se formou. Imaginem como devia ser impressionante a noite na Terra primitiva, com uma Lua gigante no céu… (Imagem: Nasa)

A primeira delas diz que a Terra girava acelerada no espaço quando foi acertada por um planetinha descontrolado, 20 vezes menor que o nosso. Já a segunda hipótese aposta em um choque de gigantes – uma trombada que misturou dois planetas com metade do tamanho do nosso e deu origem à Terra.

Essas duas novas teorias têm um ponto em comum: o choque entre planetas teria gerado um monte de destroços que ficaram orbitando em torno da Terra. Essas rochas – muito semelhantes às que temos hoje por aqui – teriam dado origem à Lua. Isso explica por que as amostras trazidas pelos astronautas são tão parecidas com as rochas da Terra atual.

Qual dessas hipóteses será a verdadeira? Nem os cientistas sabem! Para definir isso, serão necessárias mais pesquisas e simulações dessa verdadeira trombada interplanetária!

Matéria publicada em 22.10.2012

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    A suposição mais divertida, é que os planetas estavam fazendo balé e se trombaram e o resultado foi uma mistura de poeira que se transformou na Lua!

    Publicado em 7 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Marcelo-Garcia

Sou um curioso apaixonado por ciência e adoro quadrinhos e ficção científica. Quase virei cientista, mas preferi me dedicar a mostrar pra todo mundo que a ciência está em tudo ao nosso redor!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat