Trilegais

Quando falamos em pré-história, você pensa logo em dinossauros enormes? Pois saiba que a Terra foi habitada por muitas outras criaturas interessantes. Um exemplo são os trilobitas, que viviam exclusivamente nos mares e eram bastante diversificados – até agora, já foram identificadas quase quatro mil espécies!

Eles tinham o corpo dividido em três partes, e daí vem o seu nome: tri, que significa três, somado a lobos, que faz referência às partes do seu corpo – uma central e duas laterais. A maioria deles media entre dois e dez centímetros, mas já foram encontradas algumas espécies com quase um metro de comprimento.

Os trilobitas dominavam a Terra antes dos dinossauros. (foto: Kurt Andreas / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Os trilobitas dominavam a Terra antes dos dinossauros. (foto: Kurt Andreas / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Antes do surgimento dos dinossauros, essas criaturas reinavam no planeta e estavam no topo da cadeia alimentar. Acredita-se que os trilobitas surgiram há 550 milhões de anos e viveram por quase meio bilhão de anos, quase o dobro do tempo pelo qual os dinossauros estiveram na Terra.

Segundo a paleontóloga Maria da Glória Pires, do Museu Americano de História Natural, eles possuíam uma carapaça externa bem forte que os protegia. “Para se defender, eles se enrolavam e ficavam com o formato de uma bola. Vários fósseis foram encontrados assim”, conta a pesquisadora.

Os trilobitas também possuíam uma excelente visão. “Eles tinham olhos compostos, que ficavam na parte dorsal-lateral da cabeça e eram formados por várias lentes”, explica Glória. “Isso lhes permitia ter uma visão em varias direções e um amplo campo visual, podendo avistar seus predadores com muita facilidade”.

Os trilobitas viviam no fundo dos oceanos e tinham olhos especiais que os ajudavam a se manterem atentos e protegidos. (foto: Kordite / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0> CC BY-NC 2.0</a>)

Os trilobitas viviam no fundo dos oceanos e tinham olhos especiais que os ajudavam a se manterem atentos e protegidos. (foto: Kordite / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Outra característica interessante dos trilobitas é o fato de que eram altamente sociáveis: cientistas descobriram que eles costumavam procurar alimentos juntos, em fila, e também se reuniam na época em que faziam a troca da carapaça.

Infelizmente, os trilobitas não existem mais. “Com o surgimento de predadores e as mudanças de temperatura esses animais foram sumindo”, lamenta a paleontóloga. Mas, se serve de consolo, hoje em dia ainda podemos encontrar muitos parentes distantes deles por aí, como os camarões, os caranguejos e as lagostas.

Matéria publicada em 28.05.2014

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    ADOREI SABER MAIS SOBRE OS TRILOBITAS.

    Publicado em 23 de fevereiro de 2019 Responder

  • ARTHUR E MIGUEL

    PARABÉMS EU QUERIA QUE POSTASÉM SOBRE COMTOS DE FADAS, EU APRÉMDI QUE EMSISTÉM VARIAS ESPESES QUE EMSISTIRAM MAS NÃO EMSISTEM MAIS.

    3ºC

    Publicado em 23 de maio de 2023 Responder

Envie um comentário

Lucas Lucariny

Como bom futuro jornalista, gosto muito de ler, escrever e descobrir coisas novas. Sou fã de séries, filmes, futebol, música boa e, é claro, ciência!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.