Trilegais

Quando falamos em pré-história, você pensa logo em dinossauros enormes? Pois saiba que a Terra foi habitada por muitas outras criaturas interessantes. Um exemplo são os trilobitas, que viviam exclusivamente nos mares e eram bastante diversificados – até agora, já foram identificadas quase quatro mil espécies!

Eles tinham o corpo dividido em três partes, e daí vem o seu nome: tri, que significa três, somado a lobos, que faz referência às partes do seu corpo – uma central e duas laterais. A maioria deles media entre dois e dez centímetros, mas já foram encontradas algumas espécies com quase um metro de comprimento.

Os trilobitas dominavam a Terra antes dos dinossauros. (foto: Kurt Andreas / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Os trilobitas dominavam a Terra antes dos dinossauros. (foto: Kurt Andreas / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Antes do surgimento dos dinossauros, essas criaturas reinavam no planeta e estavam no topo da cadeia alimentar. Acredita-se que os trilobitas surgiram há 550 milhões de anos e viveram por quase meio bilhão de anos, quase o dobro do tempo pelo qual os dinossauros estiveram na Terra.

Segundo a paleontóloga Maria da Glória Pires, do Museu Americano de História Natural, eles possuíam uma carapaça externa bem forte que os protegia. “Para se defender, eles se enrolavam e ficavam com o formato de uma bola. Vários fósseis foram encontrados assim”, conta a pesquisadora.

Os trilobitas também possuíam uma excelente visão. “Eles tinham olhos compostos, que ficavam na parte dorsal-lateral da cabeça e eram formados por várias lentes”, explica Glória. “Isso lhes permitia ter uma visão em varias direções e um amplo campo visual, podendo avistar seus predadores com muita facilidade”.

Os trilobitas viviam no fundo dos oceanos e tinham olhos especiais que os ajudavam a se manterem atentos e protegidos. (foto: Kordite / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0> CC BY-NC 2.0</a>)

Os trilobitas viviam no fundo dos oceanos e tinham olhos especiais que os ajudavam a se manterem atentos e protegidos. (foto: Kordite / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Outra característica interessante dos trilobitas é o fato de que eram altamente sociáveis: cientistas descobriram que eles costumavam procurar alimentos juntos, em fila, e também se reuniam na época em que faziam a troca da carapaça.

Infelizmente, os trilobitas não existem mais. “Com o surgimento de predadores e as mudanças de temperatura esses animais foram sumindo”, lamenta a paleontóloga. Mas, se serve de consolo, hoje em dia ainda podemos encontrar muitos parentes distantes deles por aí, como os camarões, os caranguejos e as lagostas.

Matéria publicada em 28.05.2014

COMENTÁRIOS

  • ANNA ELISE

    ADOREI SABER MAIS SOBRE OS TRILOBITAS.

    Publicado em 23 de fevereiro de 2019 Responder

Envie um comentário

Lucas Lucariny

Como bom futuro jornalista, gosto muito de ler, escrever e descobrir coisas novas. Sou fã de séries, filmes, futebol, música boa e, é claro, ciência!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat