Sobremesa de jacaré

A aparência medonha e a boca enorme, cheia de dentes afiados, logo nos fazem imaginar que jacarés e crocodilos são predadores vorazes, certo? E isso é verdade. Mas cientistas observaram que, além de adorar carne, esses animais não dispensam uma boa fruta! Se você não acredita, veja só com que gosto eles devoram melancias:

Não se sabe ao certo por que os crocodilianos – grupo animal a que pertencem os jacarés e crocodilos – incluem frutas na dieta. Uma explicação seria o alto valor nutricional desses alimentos. Outra, mais provável, é que as frutas possuem fibras e outros componentes que ajudam na digestão das refeições favoritas desses bichos: carne dos mais variados tipos, incluindo peixes, caranguejos, insetos e até grandes mamíferos e aves.

O biólogo Sérgio Augusto Morato, da Universidade Federal do Paraná, já encontrou pelo menos três espécies de crocodilianos brasileiros que incluem vegetação no cardápio: jacaré-de-papo-amarelo, jacaretinga e jacaré-coroa. “Observamos sementes, folhas e pequenos galhos, e sempre consideramos isso como uma ingestão acidental”, conta.

jacaré-de-papo-amarelo

O jacaré-de-papo-amarelo é uma das espécies brasileiras que podem consumir frutas e outros produtos vegetais, como sementes e folhas (Foto: Miguelrangeljr / Wikimedia Commons / CC BY 3.0)

Mas outros dados apontam que esses répteis gostam mesmo de incluir vegetais nas refeições. Das 23 espécies de crocodilianos conhecidas no mundo, 13 ingerem frutas.  “Isso não foi uma mudança recente nos hábitos alimentares dos bichos – nós é que não tínhamos percebido isso antes”, aponta Sérgio.

O jacaré-coroa vive na Amazônia brasileira e também já teve frutas e vegetais encontrados em seu estômago (Foto: Hedwig Storch / Wikimedia Commons / <a href=http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.pt>CC BY-SA 3.0</a>)

O jacaré-coroa vive na Amazônia brasileira e também já teve frutas e vegetais encontrados em seu estômago (Foto: Hedwig Storch / Wikimedia Commons / CC BY-SA 3.0)

Ao se alimentarem de frutas, os crocodilos ajudam na dispersão de sementes, que ficam no aparelho digestório do bicho e acabam sendo levadas para os lugares por onde o animal passa. Esta é mais uma relação na natureza em que as duas partes saem ganhando: enquanto os crocodilos têm uma refeição saudável, as plantas conseguem se distribuir por novos e diferentes locais.

Matéria publicada em 08.01.2014

COMENTÁRIOS

  • Sandra Ramos

    Olá. somos a turminha do 2º ano B do EF I, do colégio Marista de Colatina, ES e utilizamos o site para nossa aula de Língua Portuguesa. Gostamos muito dos vídeos sobre a alimentação dos crocodilos.
    Prof. Sandra e os alunos do 2ª ano B

    Publicado em 24 de setembro de 2020 Responder

    • PEDRO ARAÚJO ALMEIDA NEIVA

      OIIIII PARECE QUE VCS MOSTRAM OS ESTUDOS DO JACARE MAS PARA O SEGUNDO ANO NÉ ?

      Publicado em 31 de maio de 2021 Responder

  • PEDRO ARAÚJO ALMEIDA NEIVA

    ótimo estudo de jacarés eu estou na minha aula e ai´fala sobre esse estudo

    Publicado em 31 de maio de 2021 Responder

  • Valentina Ferreira Rios

    Oi chc sou nova na revista e já estou amando a revista.

    Publicado em 10 de novembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Gabriel Toscano

Gosto de ouvir música, ver filmes, ler livros, viajar e conhecer pessoas diferentes. Estou sempre procurando aprender coisas novas!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat