Reflexos do cérebro


 

O cérebro humano é o mais desenvolvido entre todos os animais. Os anos de evolução nos permitiram ter uma excelente memória e alta capacidade de raciocinar, entre outras habilidades. A troca de informações dentro da nossa cabeça ocorre com uma velocidade incrível. Por exemplo, se um homem precisa levantar o braço para pegar uma laranja, seu cérebro envia mensagens tão rápidas que fica impossível perceber o tempo que durou entre o homem pensar e levantar o braço e fazer esta ação.

Ao descobrir isso, Cirilo Cerebelo resolveu testar como anda o reflexo de seus amigos. E como adora fazer brincadeiras, acabou aprontando uma peça. Veja só.

O teste
Diante da turma da escola, Cirilo Cerebelo pegou uma nota de R$ 1 e, com a mão direita, segurou-a pela extremidade entre os dedos indicador e polegar. Na outra extremidade da nota, e sem tocá-la, ele deixou abertos os mesmos dedos, só que da mão esquerda. Aí, ele soltou a nota com a mão direita e, num rápido reflexo para a nota não cair no chão, segurou-a com os dedos da mão esquerda.

Depois de ter exibido toda a velocidade de reflexo do seu cérebro, Cirilo passou a fazer esse teste com seus amigos. Ele fazia assim: segurava a nota com a mão direita e pedia para cada um dos meninos e das meninas tentar pegar com a mão esquerda; como ele havia feito anteriormente. Só que ninguém consegui pegar a nota! Você sabe por que isso aconteceu?

A explicação
Quando Cirilo Cerebelo solta a nota para ele mesmo pegar, seu cérebro envia, praticamente ao mesmo tempo, duas mensagens: uma para ele soltar a nota e outra para ele pegá-la. Só que quando ele solta a nota para outra pessoa pegar, o cérebro da outra pessoa só avisa que está na hora de segurar a nota quando a vê caindo. Aí, é tarde demais, fica impossível pegá-la!

Matéria publicada em 05.03.2010

COMENTÁRIOS

  • pedro henrique hubner cruz

    de carona com os ovnis

    Publicado em 5 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!