Que horas são?

Você olha seu relógio de pulso, o relógio da parede da cozinha e o relógio do monitor do computador. Existe uma ligeira diferença entre os números apontados. E agora, como saber a hora certa?

A resposta é dada pela Divisão Serviço da Hora, setor do Observatório Nacional responsável por determinar a hora exata no Brasil – a chamada hora legal brasileira, também conhecida como horário de Brasília. Se você ficou surpreso, saiba que este serviço completa 100 anos em 2013. Quer saber como ele surgiu?

De dez em dez segundos, a hora legal brasileira é atualizada no laboratório e, depois, distribuída por todo o território nacional (Foto: Pixabay)

De dez em dez segundos, a hora legal brasileira é atualizada no laboratório e, depois, distribuída por todo o território nacional (Foto: Pixabay)

Tudo começou para ajudar atividades de navegação: a hora era uma das informações essenciais para que os navios conseguissem se localizar no oceano e traçar seu rumo até o destino escolhido. Com o tempo, a hora legal ganhou também outras utilidades. “Serviços bancários, por exemplo, dependem do cálculo da hora exata para realizarem pagamentos e transferências no prazo, sem que seja preciso aplicar multa”, explica Pedro Henrique Tenório, que trabalha no Serviço da Hora.

No início, a hora legal era determinada a partir de cálculos matemáticos feitos com base na posição das estrelas no céu – o que gerava vários problemas, por exemplo, quando havia muitas nuvens impossibilitando a observação. Atualmente, existem aparelhos de alta tecnologia para ajudar nessa função.

Entre os principais equipamentos usados para determinar a hora legal, os mais importantes são os chamados relógios atômicos, de grande precisão. Para você ter uma ideia, eles contam a passagem do tempo em nanossegundos, medida um bilhão de vezes menor do que o segundo.

O Observatório Nacional conta com nove relógios atômicos e a hora legal brasileira é determinada a partir da comparação entre eles – com a ajuda de computadores, é calculada uma média desses relógios e o resultado é disseminado em todo o território nacional, para empresas, órgãos públicos e quem mais precisar desta informação.

Quer dar um passeio pelos equipamentos do Serviço da Hora? Confira o vídeo abaixo:

Você mesmo pode consultar a hora legal brasileira na página do Observatório Nacional. Da próxima vez que alguém lhe perguntar as horas, lembre-se: há muito trabalho envolvido no simples ato de acertar o relógio!

Matéria publicada em 04.07.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Fernanda-Tavora

Sou curiosa até não poder mais! Gosto de conhecer diversos assuntos e, aqui na CHC, aprendo mais e mais todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.