Pula pula pelos mares

As imagens mais bonitas de golfinhos são das piruetas que eles dão no ar, caindo com força na água e fazendo uma bagunça deliciosa. Pensando nisso, a leitora Evely Diane nos enviou uma pergunta: afinal, por que os golfinhos dão esses saltos? É só uma brincadeira mesmo ou existem outras razões?

Os golfinhos nadam pelo oceano em grupos, e os saltos podem ser uma maneira de se comunicarem entre si. (foto: Cláudio Dias Timm / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Os golfinhos nadam pelo oceano em grupos, e os saltos podem ser uma maneira de se comunicarem entre si. (foto: Cláudio Dias Timm / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

O biólogo Salvatore Siciliano, da Fundação Oswaldo Cruz, é um especialista em baleias e golfinhos e nos ajudou com a resposta. Ele explicou que os cientistas têm várias explicações possíveis para esse comportamento.

Uma delas é que, ao caírem na água depois de saltar, os golfinhos e as baleias produzem um som alto que pode servir como uma forma de comunicação com os outros membros de seu grupo. É uma maneira de dizerem “ei, estou aqui!”, e pode ser muito útil para manter a união do grupo durante um deslocamento grande pelo oceano.

As baleias também dão saltos no oceano. Há várias explicações possíveis para esse comportamento. (foto: Michael Dawes / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0>CC BY-NC 2.0</a>)

As baleias também dão saltos no oceano. Há várias explicações possíveis para esse comportamento. (foto: Michael Dawes / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Outra teoria diz que os saltos podem ser uma forma de os golfinhos fugirem de predadores – tubarões, por exemplo. Pular e cair na água pode ser, também, uma boa estratégia para se livrar de parasitas na pele. E, por fim, pode ajudar os bichos a se localizarem, já que, pulando, eles conseguem ver o que está fora da água.

Seja qual for a explicação para os pulos dos golfinhos e das baleias, uma coisa é certa: são um deleite para os nossos olhos, não acha?

Matéria publicada em 17.03.2015

COMENTÁRIOS

  • Silvana Negrão Dias

    Qual o nome científico que se dá, ao pulo do golfinho ou do boto cor de rosa?

    Publicado em 25 de setembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!