O leitor Felipe Fukasawa, de 7 anos, mora lá no Canadá e quer saber:
Como é que a banana e o abacaxi nascem, se não têm semente?
Para descobrir isso, conversei com Aristóteles de Matos, agrônomo da Embrapa Mandioca e Fruticultura em Cruz das Almas, Bahia, e com Emilia Girnos, anatomista vegetal da Universidade Federal do Maranhão.
Tanto o abacaxizeiro quanto a bananeira têm pequenas mudas, como se fossem pequenos galhos, que nascem ao redor da planta principal e que podem ser cortados e replantados. “Também é possível plantar a ‘coroa’ do abacaxi”, explica Aristóteles. “Você corta a coroa, limpa bem a base e coloca na terra”, completa.
Emília explicou que todas as plantas têm um tecido chamado parênquima, responsável pela cicatrização de pequenas lesões nas plantas. Em algumas delas, como no abacaxizeiro e na bananeira, a parênquima pode formar raízes se a muda for plantada. “Esses galhos conseguem produzir raízes, fixando-se no solo e conseguindo os nutrientes necessários para desenvolver uma planta adulta”, comenta Emília.
Agora um detalhe curioso: há muito tempo, só existiam bananas e abacaxis com sementes. Por alguma mudança genética, algumas plantas começaram a produzir frutos sem sementes. O homem adorou, pois eram bem mais fáceis de comer, e passou a plantar só os frutos modificados. Muitos anos depois, o resultado é que a banana e o abacaxi sem sementes são muito mais comuns do que os frutos originais, que até hoje podem ser encontrados na natureza, mas nunca aparecem nas barraquinhas da feira!