Olha o arraiá!

Olha a chuva! É mentira! Olha a cobra! É mentira! Olha a canjica! Oba, é verdade! Essa época do ano é uma delícia, não é? Uma porção de festas juninas acontecendo com um monte de tradição bacana! Mas você sabe a origem desse festejo todo?

“As origens das comemorações de festas juninas na Europa remontam às culturas dos povos arianos e romanos da Idade Antiga, quando estas celebrações faziam parte dos ritos de passagem destinados a marcar a transição do inverno para o verão, no hemisfério norte”, explica o professor Wallace de Deus Barbosa, do Departamento de Arte da Universidade Federal Fluminense.

Já na Idade Média, a Igreja Católica transformou as festas juninas em celebrações religiosas em homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro, cujas datas de comemoração coincidem com o período dos festejos juninos.

Já na Idade Média, a Igreja Católica transformou as festas juninas em celebrações religiosas em homenagem a São João, Santo Antônio e São Pedro, cujas datas de comemoração coincidem com o período dos festejos juninos.

A tradição de fazer fogueiras também vem da Europa. “As fogueiras juninas fazem parte de uma antiga tradição de celebrar o solstício de verão, ou seja, o dia mais longo do ano”, conta Wallace.

No Brasil, surgiram algumas tradições, como a dança de quadrilha, que surgiu como uma tentativa de imitar a dança da corte francesa, mas, na verdade, acabou virando uma paródia da dança surgida na França. Aqui surgiram também as diversas comidas típicas feitas de milho, além de cocada, pé de moleque, paçoca… Mas a mais famosa delas é a canjica, que não pode faltar em nenhuma festa junina!

Matéria publicada em 28.07.2011

COMENTÁRIOS

  • Maria eduarda

    Qual é a finalidade olha o arraia

    Publicado em 19 de junho de 2020 Responder

  • sara

    Muito bom o texto gostei

    Publicado em 10 de junho de 2021 Responder

  • Christine Barbosa

    Muito bom muito mesmo eu gostei!♡

    Publicado em 14 de junho de 2021 Responder

  • Luana

    Amei mesmo

    Publicado em 17 de junho de 2021 Responder

  • Pedro

    É bom

    Publicado em 17 de junho de 2021 Responder

  • Maria Cecilia

    E bom de mais

    Publicado em 21 de junho de 2021 Responder

  • Helena batista Fernandes sinezio

    A festa junina é tudo de bom tem forró arrastar pé quadrilhas. Comida típica pamonha canjiquinha milho verde mucunsa pé de moleque.

    Publicado em 23 de junho de 2021 Responder

  • Deivid de Araújo Bento

    Gastei muito de conhecer as tradição

    Publicado em 5 de julho de 2022 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat