Se você já comeu castanha-do-pará, sabe que ela é deliciosa. Mas uma pesquisa recente sugere que esse fruto do norte do país pode também fazer um bem danado para o seu sorriso: dentistas demonstraram que o óleo da castanha-do-pará pode retardar a formação de placas bacterianas, que causam as cáries.
A descoberta não foi por acaso. A dentista Cintia de Fátima Buldrini Filogônio, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), conta que decidiu testar a ação da castanha a partir de depoimentos de seus pacientes, que tinham o hábito de escovar os dentes e fazer bochechos com óleos vegetais.
Para realizar o estudo, a pesquisadora dividiu uma turma de 30 alunos de odontologia da PUC-MG em três grupos e deu a cada um deles um tubo diferente de pasta de dentes. O primeiro tubo não foi modificado, mas no segundo Cintia adicionou 10% de óleo de castanha-do-pará e, no terceiro, colocou 10% de óleo mineral. “Os participantes também ganharam escovas de dente iguais e foram orientados a escovar os dentes normalmente”, acrescenta.
A dentista percebeu que, depois de três meses usando a pasta indicada, aqueles que haviam escovado com o creme dental com o óleo do vegetal tiveram menos formação de placa bacteriana do que os outros. “O óleo mineral já ajudou, mas o efeito da pasta com óleo da castanha foi mais significativo”, explica Cintia.
Apesar da novidade, a pesquisadora faz um alerta importante: não vá trocando o fio dental e a escova pelo pote de castanhas da sua cozinha! A escovação é fundamental para manter a boca limpa e livre de cáries.