Notícias de Marte

Depois de muito tempo, os cientistas finalmente conseguiram responder àquilo que todo mundo queria saber: sim, existe água em estado líquido em Marte! O anúncio foi feito pela Nasa, agência espacial norte-americana, na manhã desta segunda-feira (28/09). Além de ajudar a compreender o ciclo da água no planeta vermelho, a descoberta alimenta a esperança de encontrar vida por lá.

Áreas montanhosas de Marte têm linhas que aparecem no verão e desaparecem no inverno marciano: para cientistas, são riachos de água salgada escorrendo (foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

Áreas montanhosas de Marte têm linhas que aparecem no verão e desaparecem no inverno marciano: para cientistas, são ‘riachos’ de água salgada escorrendo. (foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

As evidências de ‘riachos’ de água em Marte já apareciam em imagens capturadas por uma nave espacial há alguns anos, mas faltavam provas mais concretas. Na época, os cientistas perceberam que encostas de crateras apresentavam linhas com alguns metros de largura, só que não conseguiam enxergá-las com clareza. Foi preciso desenvolver um novo método que permitiu analisar as imagens detalhadamente e descobrir que substâncias poderiam estar presentes nas linhas – os tais ‘riachos’, que aparecem no verão marciano e somem no inverno.

O que os pesquisadores encontraram fez o mundo da ciência entrar em polvorosa. Há sais minerais ricos em água por ali – um sinal de que foi água mesmo que passou pelos tais ‘riachos’. “Saber que a água líquida está associada a esses sais, que podem ser facilmente detectados por sensores, fornece uma ‘assinatura’ para a água. Essa descoberta pode servir de base para a busca de assinaturas semelhantes na superfície de Marte”, explica o geofísico Ricardo Trindade, da Universidade de São Paulo (USP). Ficou mais fácil, assim, encontrar outros locais onde a água pode estar presente.

A cratera Garni foi um dos quatro locais analisados por pesquisadores na superfície marciana. (foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

A cratera Garni foi um dos quatro locais analisados por pesquisadores na superfície marciana. (foto: Nasa/JPL/Universidade do Arizona)

A pergunta que não quer calar é: “onde tem água, tem vida”? Neste caso, os cientistas já sabem que as condições encontradas atualmente em Marte não seriam suficientes para suportar a vida como encontrada na Terra. Entretanto, comunidades de micróbios poderiam sobreviver em ambientes assim. “Um caminho interessante para os astrobiólogos seria simular as mesmas condições aqui na Terra e investigar o comportamento de tais organismos nessas condições”, diz Ricardo.

O deserto do Atacama, no Chile, tem características parecidas com Marte. Lá, o derretimento de cristais hidratados de sal sustenta a vida de comunidades microbianas. Será que esses micróbios conseguiriam sobreviver em águas salgadas marcianas? (foto: Terry Feuerborn/ Flickr/ CC BY-NC 2.0)

O deserto do Atacama, no Chile, tem características parecidas com Marte. Lá, o derretimento de cristais hidratados de sal sustenta a vida de comunidades microbianas. Será que esses micróbios também conseguiriam sobreviver em águas salgadas marcianas? (foto: Terry Feuerborn/ Flickr/ CC BY-NC 2.0)

Além da possibilidade de encontrar vida, o geofísico lembra que a descoberta de água em estado líquido desperta outro sonho antigo da humanidade: colonizar Marte. “O fato de haver água, mesmo que em pequena quantidade e associada aos sais, é uma descoberta importante para pensarmos na possibilidade de habitar o planeta”, garante Ricardo.

O próximo grande passo das investigações deverá ser dado após 2020, quando a sonda não-tripulada Exomars vai pousar em Marte em busca de amostras que poderão ser analisadas aqui na Terra. O caminho rumo ao planeta vermelho ainda é longo!

Matéria publicada em 28.09.2015

COMENTÁRIOS

  • Alunos do 5º ano E da escola EE Gal EXE v. de P. Dale Coutinho

    SÃO PAULO, 06 DE agosto DE 2020.

    Prezado editor da Revista Ciências Hoje para Crianças

    Li a reportagem, “Noticias de Marte” e achei muito interessante, porque nós achávamos que não existia água em Marte.
    Ficamos surpresos com a afirmação da Nasa, da possibilidade de existir vida em Marte, mesmo que sejam micróbios.
    Estamos ansiosos para que a NASA mande a sonda não-tripulada a Exomars, para estudar a superfície de Marte e aprender mais sobre esse planeta.
    E gostaríamos de sugerir que vocês fizessem uma reportagem sobre Plutão.
    Agradeço pela sua atenção,
    Um abraço

    Publicado em 6 de agosto de 2020 Responder

    • ///

      Alunos, vcs são demais

      Publicado em 22 de setembro de 2021 Responder

  • Nina

    Oi Chc, estou aqui de novo! Achei muito interessante essa matéria como sempre. Tchau adoro as suas matérias.

    Publicado em 9 de setembro de 2020 Responder

  • Marina Luna

    VCS JÁ PERCEBERAM QUE O MUNDO E UM MISTÉRIO? QUE NUNCA SERA RESOLVIDO

    Publicado em 30 de novembro de 2020 Responder

    • Rebeca Mariane

      Sim, mas… sera que a gente nunca vai resolver esse mistério/ sera que a gente vai acabar descobrindo outras vidas/ sera que ETs existem mesmo/ são muitas perguntas. O / significa pergunta estou no computador não consigo por ponto de interrogação

      Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

      • Rebeca Mariane

        Sera que a gente vai conseguir respostas/

        Publicado em 11 de maio de 2021

    • 54

      Maria Luna você está certa

      Publicado em 22 de setembro de 2021 Responder

  • Rebeca Mariane

    Sim, mas… sera que a gente nunca vai resolver esse mistério/

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

  • Giovanna

    Muito legal essa pesquisa espero ansiosamente para a parte 2! Amei demais o site e as pesquisas dele sobre ciências #apaixonei também gostei não só da pesquisa e do site mais também da s curiosidades que o site nus informa, TUDO DE BOM!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 20 de setembro de 2021 Responder

  • Sofia

    eu ouvi falar que Marte e um planeta nao abitato

    Publicado em 9 de novembro de 2021 Responder

  • Giulia Carvalho Gatti

    Olá Revista CHC, adorei sua reportagem sobre “Agua em marte” achei que não existia água em Marte
    atenciosamente Giulia Carvalho Gatti da E.E. Profª Carlota de Negreiros Rocha 5
    28/6/2022

    Publicado em 28 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

Simone Evangelista

Adoro ler, ir ao cinema e viajar para conhecer muitos lugares diferentes. Escrevo sobre ciência para explorar todos os cantinhos do universo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat