Minha primeira foto!

Astrônomos fotografaram um planeta em órbita de uma estrela que não o Sol: o Fomalhaut b (ao lado direito, envolto por um quadrado), que gira em torno de uma estrela localizada a 25 anos-luz da Terra (ao centro). No destaque, a posição do planeta em 2004 e 2006 (foto: NASA, ESA, G. Bacon/STScI).

O nome dos planetas do Sistema Solar você conhece bem. Afinal, quem nunca ouviu falar em Mercúrio, Marte, Terra, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? O que muita gente não sabe é que esses não são os únicos planetas que existem. Os cientistas conhecem, atualmente, mais de 300 astros desse tipo, que giram em torno de estrelas que não são o Sol. Estamos falando dos planetas extra-solares ou exoplanetas, chamados assim por não pertencerem ao Sistema Solar.

Até o mês de novembro de 2008, nenhum planeta desse tipo havia sido fotografado. Diversas evidências, no entanto, asseguravam aos pesquisadores a sua existência. Agora, no entanto, isso mudou. O telescópio espacial Hubble fez a primeira fotografia de um planeta girando ao redor de uma estrela que não é o Sol. O astro fotografado foi o planeta Fomalhaut b, que deve ter o triplo da massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. O Fomalhaut b está em órbita da estrela Fomalhaut, localizada a 25 anos- luz da Terra. Para saber mais a respeito de planetas extra-solares como ele, você não pode perder, na edição de dezembro da CHC, um artigo sobre outros mundos… Aguarde!

Matéria publicada em 05.12.2008