Minha primeira foto!

Astrônomos fotografaram um planeta em órbita de uma estrela que não o Sol: o Fomalhaut b (ao lado direito, envolto por um quadrado), que gira em torno de uma estrela localizada a 25 anos-luz da Terra (ao centro). No destaque, a posição do planeta em 2004 e 2006 (foto: NASA, ESA, G. Bacon/STScI).

O nome dos planetas do Sistema Solar você conhece bem. Afinal, quem nunca ouviu falar em Mercúrio, Marte, Terra, Vênus, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? O que muita gente não sabe é que esses não são os únicos planetas que existem. Os cientistas conhecem, atualmente, mais de 300 astros desse tipo, que giram em torno de estrelas que não são o Sol. Estamos falando dos planetas extra-solares ou exoplanetas, chamados assim por não pertencerem ao Sistema Solar.

Até o mês de novembro de 2008, nenhum planeta desse tipo havia sido fotografado. Diversas evidências, no entanto, asseguravam aos pesquisadores a sua existência. Agora, no entanto, isso mudou. O telescópio espacial Hubble fez a primeira fotografia de um planeta girando ao redor de uma estrela que não é o Sol. O astro fotografado foi o planeta Fomalhaut b, que deve ter o triplo da massa de Júpiter, o maior planeta do Sistema Solar. O Fomalhaut b está em órbita da estrela Fomalhaut, localizada a 25 anos- luz da Terra. Para saber mais a respeito de planetas extra-solares como ele, você não pode perder, na edição de dezembro da CHC, um artigo sobre outros mundos… Aguarde!

 

Matéria publicada em 05.12.2008

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.