Quando se fala em pré-história, aposto que o que logo vem à sua cabeça são dinossauros. Acertei? Pois faz sentido – esses répteis viveram entre 230 e 66 milhões de anos atrás e realmente dominavam o planeta. Mas a leitora Vivian Gabrielle levantou uma questão interessante sobre a famosa era dos dinossauros: que outros bichos viveram nesse período?
“A partir do final do período Triássico, mais especificamente em torno de 210 milhões de anos atrás, os dinossauros se tornaram os vertebrados dominantes dos ambientes terrestres, tanto em número como em diversidade”, reforça o paleontólogo Alexander Kellner, do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mas eles não viviam sozinhos! Ao contrário, dividiam o planeta com vários outros grupos de vertebrados, além de invertebrados e plantas.
“Nos mares, por exemplo, os grupos dominantes eram os ictiossauros e os plesiossauros – répteis bem adaptados para uma atividade aquática que os dinossauros conhecidos até o momento nunca desenvolveram”, conta Alexander. “Apesar da existência de aves (que são dinossauros modificados) surgidas há pelo menos 160 milhões de anos, o domínio amplo do céu era dos pterossauros, um grupo de répteis alados que foi o primeiro a desenvolver o voo ativo”.
Na terra firme, outros animais conviveram com os dinossauros. Havia espécies de mamíferos, geralmente de pequeno porte, que não ameaçavam a realeza dos dinos, e também crocodilomorfos, répteis que podiam inclusive ocupar o lugar de principais predadores em algumas regiões do planeta, como o Brasil.
Os dinossauros, portanto, não ocuparam a Terra pré-histórica sozinhos. Mas que reinavam soberanos, disso ninguém duvida!