Laboratório de arte

Sobre as bancadas de laboratórios do mundo inteiro, é fácil encontrar placas de petri – uma espécie de pratinho raso de vidro transparente, usado para cultivar bactérias e, portanto, de muita utilidade para os cientistas. Uma artista norte-americana, porém, resolveu dar nova função aos recipientes: abrigar obras de arte!

Com resina, pigmentos coloridos e muita criatividade, Klari faz obras de arte em recipientes geralmente usados em laboratório (Foto: Klari Reis)

Klari Reis não tem formação em ciência, mas aprecia a beleza que pode estar escondida nas pesquisas científicas. “Sempre tive interesse em biologia e imagens microscópicas”, disse à CHC Online. Ela começou a pintar em madeiras e painéis de alumínio, mas encontrou nas placas de petri novas possibilidades a explorar.

Com uma resina especial e pigmentos, ela cria imagens multicoloridas que lembram frutas, flores e até visões do espaço. “Eu fico experimentando e conheço bem meu material de trabalho, incluindo como ele reage com a presença da água, com a mudança de temperatura e com os diferentes pigmentos que uso”, conta Klari.

Até agora, a artista já elaborou cerca de duas mil obras de arte nos vidros de laboratório. Para 2013, ela se dedica ao desafio de publicar, em seu blogue, uma criação nova por dia. Não é incrível?

Matéria publicada em 04.06.2013