Histórias para crianças

Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se Histórias das crianças e do lar e apresentava 51 contos. O número cresceu com o tempo e acredita-se que os irmãos Grimm tenham recolhido e registrado cerca de 200 histórias. Os textos publicados por eles logo se espalharam pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

Mas a importância dos irmãos Grimm na literatura não pára por aí! O sucesso dos contos recolhidos por Jacob e Wilhelm Grimm foi tão grande que incentivou outros pesquisadores a também preservarem as histórias de seu povo. Assim, muitos estudiosos de todo o mundo saíram à procura de contos populares para registrá-los em texto.

Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! Dizem até que bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças afastarem-se de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo.

De qualquer modo, as histórias dos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece sempre ganha um final feliz. Quer ver um exemplo? A primeira versão do conto Chapeuzinho Vermelho foi registrada em texto em 1697 por Charles Perrault. Nela, Chapeuzinho é castigada por ter desobedecido à mãe e acaba devorada pelo lobo. No século 19, os irmãos Grimm deram outra versão à história: o caçador enche a barriga do lobo de pedras depois de tirar Chapeuzinho e sua avó de lá.

De tão famosas, muitas histórias dos irmãos Grimm ganharam versões de outros autores. Gata Borralheira , por exemplo, apresenta mais de 300 em todo o mundo! Já o conto que hoje conhecemos como A Bela Adormecida , por exemplo, teve antes uma versão dos Grimm chamada Pequena rosa silvestre . Até companhias de dança já criaram um balé contando a história da bela moça que espeta o dedo em uma roda de fiar e cai em sono profundo! Outros contos dos irmãos Grimm também viraram desenhos animados. Nesses casos, algumas histórias foram mudadas e ganharam ainda mais brincadeiras e finais felizes.

E então? Ficou curioso para saber mais sobre a obra dos irmãos Grimm? Não perca tempo, corra até a biblioteca mais próxima e peça um livro deles para ler! Mas não vá tão rápido a ponto de perder a próxima parte deste texto: clique aqui e conheça uma adaptação de um dos contos recolhidos por Jacob e Wilhelm Grimm!

Matéria publicada em 10.02.2001

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    As histórias que li deles são muito legais!

    Publicado em 10 de novembro de 2018 Responder

Envie um comentário

Elisa Martins

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat