Folia que passeia pelo calendário

Chegou o carnaval! A folia toma conta das ruas. Mas você já reparou que, a cada ano, essa festa acontece em um dia diferente? Isso ocorre porque o carnaval é uma data móvel. Só que dá para aprender a calcular quando cai esse feriado tão esperado. Pegue um calendário com as fases da Lua e acompanhe as regras estabelecidas tempos atrás para determinar os dias de alegria!

Uma festa ligada à Páscoa
Você acha que o carnaval tem a ver com a Páscoa? Não? Então, é hora de mudar de opinião. Para definir quais serão os dias dedicados à folia, é fundamental falar da Páscoa, a festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Sabe por quê?

Antes da Páscoa, há um período chamado quaresma, que dura 40 dias. Para os cristãos, essa é uma época de preparação para a festa da ressurreição. Nela, os fiéis devem se purificar e se arrepender dos pecados. É comum fazer penitências, como o jejum, o que torna a quaresma um período difícil. Então, virou um hábito entre as pessoas, já nos tempos do Império Romano, viver dias de folia antes dessa época de privações.

No calendário
O Império Romano, porém, não aceitava o Cristianismo como religião. Os fiéis eram perseguidos e não podiam se identificar como cristãos. Tudo mudou no ano 313, quando o imperador Constantino se converteu e fez dessa religião a oficial do Império Romano. Então, no ano 325, a Igreja decidiu determinar uma data para a Páscoa, já que a situação havia mudado e era hora de fixar os ritos da religião.

“Como a Páscoa era celebrada de acordo com o calendário judaico, foi preciso fazer uma adaptação para o calendário usado no Império Romano, que era muito parecido com o calendário utilizado por nós: o gregoriano”, conta o astrônomo Alexandre Cherman, da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro.

Dia e noite
O 21 de março – ou 22, no caso do ano bissexto – é chamado de equinócio de março. Nessa data, a posição do Sol em relação à Terra faz com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

Isso era necessário porque, no calendário judaico, cada mês começa no primeiro dia de Lua nova. Já no calendário gregoriano, o sistema de contagem dos dias é baseado no Sol, o que faz com que haja diferenças entre os dois.

Mas o que foi feito pela Igreja? Bem, há uma data no ano em que a duração do dia é exatamente igual à da noite. Nos anos comuns, trata-se do dia 21 de março. Nos bissextos, o 22. Para saber quando seria a Páscoa, era preciso apenas descobrir qual era o primeiro dia de Lua cheia após essas datas. A festa da ressurreição seria o domingo seguinte a ele.

Enfim, o carnaval!
Decidida a Páscoa, diga lá: onde foi parar o carnaval nessa história? Bom, lembra da quaresma, o período de privações para os cristãos? É antes dele que acontece o carnaval. Pois bem! A quaresma ocorre 40 dias antes do chamado domingo de Ramos, que é celebrado uma semana antes da Páscoa. Assim sendo, se você pegar um calendário, localizar a Páscoa, o domingo de Ramos e contar 40 dias para trás, irá descobrir que a quaresma começa justamente… na quarta-feira de cinzas, o dia que marca o fim do carnaval!

Desfile de carnaval no Rio de Janeiro. (foto: Sergio Luiz / Flickr / CC BY 2.0)

Desfile de carnaval no Rio de Janeiro. (foto: Sergio Luiz / Flickr / CC BY 2.0)

Pronto. Agora você já sabe como descobrir quando cai o carnaval e, de quebra, em que dia será a Páscoa. A pergunta que fica, porém, é: será que o resto do mundo cai na folia ao mesmo tempo em que nós no Brasil? Alexandre Cherman garante que a regra vale para todos os países que têm o carnaval e o cristianismo como parte de sua cultura. “A data do carnaval é calculada da mesma forma em todos os países de tradição cristã, como França, Portugal e Espanha”, explica.

Então, vista a sua fantasia e aproveite. Afinal, seja em fevereiro ou em março, o carnaval é tempo de diversão!

Em tempo
Quer uma maneira simples de calcular quando caem os dias de folia? Saiba, então, que a terça-feira de carnaval ocorre exatamente 47 dias antes do domingo de Páscoa.

Matéria publicada em 08.02.2016

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Tatiane Leal

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?